sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Fundos Agrícolas: Finalmente a Comissão Europeia resolveu oficializar aquilo que há muito se sabia

-
--"Finalmente a Comissão Europeia resolveu oficializar aquilo que há muito se sabia, fornecendo ---os números alarmantes da não execução dos fundos comunitários agrícolas. Trata-se de uma ----ofensa gravíssima para os interesses da agricultura portuguesa".
-~
A Eurodeputada Patrão Neves considera incompreensível que 64 milhões de euros que deveriam ter sido utilizados, em prol da agricultura portuguesa, não tenham sido executados entre o segundo semestre de 2005 e o fim de 2008. Estes números que penalizam fortemente o actual governo, foram hoje divulgados na imprensa portuguesa, depois de terem sido apresentados pela Comissão Europeia.
-
---Os factores de preocupação são vários:
-
---A perda destes fundos resulta da incapacidade de fazer programas e medidas que consigam absorver os fundos. Há um prazo máximo para utilização dos fundos a partir do ano em que foram comprometidos.
-
---Portugal foi considerado pelo executivo comunitário como o país com pior execução dos fundos comunitários, incluindo os agricolas.
-
---A redução progressiva do "benefício líquido" de Portugal, ou seja, da diferença entre o que paga para alimentar o orçamento europeu - superior a 105.000 milhões de euros no ano passado - e o que recebe através das políticas comuns. Depois de ter chegado aos 2,54 e 2,2 por cento do PIB, em 2003 e 2004, o saldo líquido português tem vindo a cair até 1,69 por cento do PIB.
-
---Dos 27 E.M. apenas Malta, Lituânia, Letónia e Polónia e Eslovénia recebem menos fundos comunitários que Portugal.
-
A deputada considera que a agricultura portuguesa necessita de um novo rumo e de muita competência na boa gestão dos fundos comunitários, o que visivelmente não aconteceu nos últimos quatro anos de Governo socialista. A não execução de fundos comunitários é sempre uma péssima noticia para qualquer E.M. , se a este facto adicionarmos a crise financeira mundial, o aumento dos factores de produção e ainda a péssima execução do Proder (Programa de Desenvolvimento Rural 2007-2013) que deveria ter começado a ser executado em 2007 e que só agora há candidaturas abertas para algumas das medidas, muito mal têm andado a pasta da governação agrícola em Portugal. (Agroportal)
-

Sem comentários: