sábado, 12 de setembro de 2009

Educação: OCDE diz que Portugal, mesmo com as Novas Oportunidades, está na mó de baixo...

-
Relatório da OCDE
Educação: Portugal continua a ter nível de educação muito baixo

-
Portugal é um dos países europeus onde é mais compensador concluir um curso superior, mas o nível de educação no país é ainda muito baixo, revela um relatório internacional apresentado esta semana em Paris. O documento, elaborado com base em dados estatísticos começados em 2007, foi esta semana apresentado em Paris pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE).
-
Os dados do relatório, que incorpora conclusões de outros documentos, como o inquérito TALIS (Teaching and Learning International Survey) aos professores e directores de escola, confirmam que Portugal tem o melhor rácio entre o número de docentes e de alunos no espaço OCDE. Por outro lado, apenas dois terços dos professores em Portugal têm vínculo permanente, a pior percentagem nos países incluídos no inquérito TALIS.
-
Outros números indicam que a maior fatia do investimento nas escolas vai, em Portugal, para os salários do corpo docente e, se no início da carreira os professores em Portugal recebem comparativamente menos, com a progressão profissional a classe atinge níveis salariais superiores aos da média da OCDE.
-
Notas do Papa Açordas: Lá vamos ter a Central de Intoxicação Informativa de Zé Sócrates a rebater estes dados da OCDE... contrapondo dados do INE e da própria Central... Nem as "NOVAS OPORTUNIDADES " os salva...
-
-

Sem comentários: