sábado, 19 de setembro de 2009

Desemprego - Com o Sócrates é assim: sempre a subir...

-
Indicador da actividade económica e consumo privado no nível de Setembro do ano passado
Economia volta a melhorar mas desemprego sobe e já atinge mais de 500 mil pessoas

-
É mais uma confirmação de que a melhoria das condições económicas que se vão fazendo sentir em Portugal e na generalidade do mundo apenas se farão reflectir no mercado do emprego passados alguns meses. Os dados divulgados ontem pelo Banco de Portugal (BdP) e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) poderão parecer contraditórios, mas não são.
-
A instituição liderada por Vítor Constâncio divulgou ontem os indicadores de conjuntura referentes a Agosto e os dados mostram que, desde Abril deste ano, tanto a actividade económica, avaliada pelo respectivo indicador coincidente, como o consumo privado têm estado sempre a melhorar, situando-se já perto do nível a que se encontravam em Setembro do ano passado.
-
Apesar destes dados, os números divulgados pelo IEFP, também referentes a Agosto, mostram, no entanto, que, apesar de o crescimento do desemprego estar a abrandar, o número de trabalhadores sem emprego inscritos nos centros de emprego e formação profissional já ultrapassou a barreira psicológica das 500 mil pessoas. Em termos concretos, no final do mês passado eram 501.663 as pessoas desempregadas em Portugal, mais 28,7 por cento do que em igual mês do ano passado e mais um por cento face ao final de Julho. Durante o mês de Agosto, houve mais 50.729 pessoas a inscreverem-se nos centros de emprego como desempregadas, ou seja, mais 17,6 por cento do que em igual mês do ano passado. Ora, este valor compara com um crescimento de 18,5 por cento em Julho e de 53,1 por cento em Março, mês a partir do qual o desemprego, apesar de continuar a aumentar, a respectiva taxa de crescimento tem vindo sempre a diminuir.
-
Notas do Papa Açordas: Já sabem, com o sr. Sócrates é sempre a subir! O desemprego, claro! Queriam o quê, com as escassas habilitações literárias que tem? Aquilo não dá para mais...
-

Sem comentários: