sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dívida hospitalar: sempre a subir...

-
Diz Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares
Dívida dos hospitais subiu 20 por cento por causa dos "novos medicamentos"

-
O presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, Pedro Lopes, considerou hoje que a subida em 20 por cento, desde Janeiro, da dívida dos hospitais aos fornecedores de medicamentos se deveu ao preço dos novos medicamentos.-
-
De acordo com a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, a dívida dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aos fornecedores de medicamentos subiu 20 por cento desde Janeiro, estando em Julho nos 520,6 milhões de euros.
-
Os valores de Julho relativos à relação financeira entre os laboratórios e hospitais, a que agência Lusa teve acesso, revelam que a dívida dos hospitais tem vindo sempre a aumentar desde Dezembro do ano passado (excepto em Fevereiro, mês em que a dívida desceu ligeiramente), quando o Governo, ao abrigo de um programa especificamente desenhado para reduzir as dívidas do Estado, injectou 940 milhões de euros nos hospitais para reduzir o montante das dívidas aos fornecedores, entre os quais se incluíam os laboratórios.
-
Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares disse que este aumento "não é novidade, sendo que a avaliação do primeiro trimestre e do semestre dava claramente essas indicações". "A avaliação dava a indicação de que estava a agravar-se a dívida dos hospitais para com a indústria e para com os fornecedores. É um facto", salientou Pedro Lopes, acrescentando que na origem desse aumento está a introdução de produtos novos mais caros.
-
Notas do Papa Açordas: Parece até que, quanto mais caros estiverem os medicamentos, mais percentagem recebem... é a corrupção, pura e dura...
-

Sem comentários: