sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Orçamento fantoche

-
Oposição insiste no irrealismo dos números do Governo
Orçamento “aditivado” aprovado só pela maioria PS

-
O Orçamento suplementar para 2009 foi hoje aprovado só com os votos favoráveis do PS e os votos contra das restantes bancadas. Antes da votação, na generalidade, o debate foi marcado por críticas da oposição que insistiram no irrealismo dos números apresentados pelo Governo e na incapacidade de combate à crise económica.
-
Na apresentação da Iniciativa para o Investimento e o Emprego, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, sublinhou que a proposta “para além de contribuir para o reforço da competividade da economia também enfrente os efeitos da crise”. E chamou-lhe “Orçamento aditivado”.
-
As críticas da oposição às medidas do Governo já tinham sido lançadas horas antes no debate sobre a actualização do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). Teixeira dos Santos afirmou que “as circunstâncias excepcionais da crise internacional impõem uma pausa no processo de consolidação”, mas que “o rigor e a disciplina orçamental não são abandonados”.
-
O PSD faz outra leitura. “São quatro anos falhados de política orçamental depois de tantos sacrifícios pedidos aos portugueses, não é por falta de esforço da nação é por incompetência do Governo”, acusou o deputado Duarte Pacheco, defendendo uma redução de impostos, tal como o CDS.
-
Nota do Papa Açordas: Sócrates, preocupado com as ondas de choque do caso Freeport, nem sequer se dignou em ir à Assembleia da República, defender o Orçamento suplementar, ou melhor, intercalar... Assim, coube ao pior ministro das Finanças da União Europeia defender a sua dama, com a ligeireza habitual e olhando para as estrelas, como é hábito...
-

1 comentário:

PreDatado disse...

Este deve ter sido o pior orçamento da história dos governos democráticos em Portugal (pós ditadura).