terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Recessão forte mas de curta duração, segundo Jean-Claude Trichet

-
OCDE antecipa novo recuo da economia e o FMI precisa de mais dinheiro
Trichet prevê retoma significativa da economia mundial em 2010

-
Recessão mundial forte, mas de curta duração: apesar dos recentes sinais de agravamento da crise um pouco por todo o mundo, Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE), decidiu ontem dar um tom mais optimista ao seu discurso, apontando 2010 como o ano em que a economia mundial voltará a uma trajectória positiva.
-
"Globalmente, temos o sentimento de que 2010 será um ano de recuperação, de significativa recuperação", disse o presidente do Banco Central Europeu, na conferência de imprensa que se seguiu ao encontro dos responsáveis das principais autoridades monetárias realizado em Basileia, na Suíça.
-
Trichet defendeu que, depois do "abrandamento sincronizado" que se registará este ano, estarão reunidas as condições para uma melhoria da actividade económica já no próximo ano. Em primeiro lugar porque as acções tomadas pelos bancos centrais "provaram ser eficientes para evitar um colapso" dos mercados financeiros. Depois, por causa dos estímulos económicos planeados pelo Governo. E por fim, porque a concessão de crédito "irá desempenhar progressivamente um papel positivo".
-
Nota do Papa Açordas: As palavras optimistas de Trichet, concerteza que é música para os ouvidos de Sócrates. Ah, se ele pudesse alterar as eleições legislativas para 2011...Felizmente, esse desiderato ainda não está ao alcance do "nosso" querido líder, cujos discursos já se estudam nos concursos da Administração Pública...
-

Sem comentários: