quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Ministério da Agricultura - A quinta do Jaiminho...

-
Agricultura
Comissão europeia reconhece atrasos no RPU em PortugalComissão e gabinete do Ministro confirmam atrasos nos pagamentos aos agricultores
-
O eurodeputado José Ribeiro e Castro voltou ontem a insistir, em Bruxelas, para a necessidade de serem feitos atempadamente os controlos das explorações agrícolas e de desbloquear as verbas para os agricultores dentro do ciclo produtivo a que respeitam.
-
Para o deputado democrata-cristão, “as declarações da Comissão e do próprio gabinete do ministro vêm exactamente confirmar o que eu já vinha alertando desde há vários meses”.
-Ribeiro e Castro referia-se aos comentários às últimas informações que divulgou sobre o tema feitos, há dias, ao Rádio Clube Português por porta-vozes da Comissão Europeia e do gabinete do ministro da Agricultura, em que confirmaram os atrasos no pagamento do RPU em Portugal.
-
Michael Mann, porta-voz da comissária europeia para a Agricultura, confirmou ao RCP as denúncias do deputado português, reconhecendo que “os atrasos na entrega de verbas do "pedido único de 2007" aos agricultores, acontecem porque o Governo português não fez o controlo das explorações agrícolas a tempo para que os pagamentos fossem feitos”.
-
Estas declarações do porta-voz de Mariann Fisher Boel tiveram ainda eco no próprio Ministério, tendo o gabinete de Jaime Silva reconhecido haver perto de um milhar de agricultores que esperam dinheiro de 2007. Em declarações ao Rádio Clube Português, o gabinete de Jaime Silva, embora desvalorizando as críticas de Bruxelas, assume existirem os atrasos no pagamento de verbas comunitárias aos agricultores.
-
Ribeiro e Castro afirmou ainda, neste quadro, que “estas confirmações e novas queixas que me têm chegado levam-me a prosseguir no esforço junto da Comissão Europeia, para levar o governo português a cumprir pontualmente todas as suas obrigações para com a agricultura nacional”.
-
Ontem mesmo, ouvido em comissão parlamentar, na Assembleia da República, o ministro Jaime Silva reconheceu a existência ainda de atrasos em largas centenas de controlos, diminuindo a sua importância no quadro de milhares de acções e justificando-os com o "quadro de reestruturação de todo o Ministério e a redução de efectivos". O ministro garantiu, na altura, que, durante o primeiro trimestre de 2009, a situação dos controlos será recuperada e que o processo está praticamente concluído.
-
Diante destas afirmações, o eurodeputado democrata-cristão assegurou que continuará "a acompanhar com a maior atenção a situação no terreno, em contacto com os agricultores e as suas associações", concluindo: "Continuarei a actuar junto da Comissão Europeia sempre que se justificar. Essencial, para mim, é que a agricultura nacional deixe de ser prejudicada por insuficiências ou orientações erradas do Governo e que este sector produtivo possa receber pontualmente - insisto, pontualmente - todos os apoios - repito, todos os apoios - a que tem direito, no quadro da PAC. Não posso assistir, indiferente, a que se prejudique a economia nacional."
-
(In AGROPORTAL)
-

Sem comentários: