segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Passos recua mas manifestações vieram para ficar

-

Partidos reconhecem o impacto das recentes manifestações no recuo da Taxa Social Única
A abertura do governo para negociar as medidas de austeridade alternativas em substituição da subida da TSU para os trabalhadores pode vir tarde de mais. As repercussões dos protestos de 15 e 21 de Setembro mostraram aos portugueses que vale a pena sair à rua e que as manifestações têm um efeito rápido e prático nas decisões políticas.
“Não tenho dúvidas que esta mudança em relação à TSU aconteceu, não por causa do Conselho de Estado, do governo, da coligação, do PSD ou do CDS/PP, mas por causa das manifestações. Quem provocou este recuo foi um milhão de pessoas que saiu à rua e disse que não aceitava esta medida”, afirma ao i, João Semedo, deputado do Bloco de Esquerda. Mas o bloquista discorda que tenha sido só esta medida a despertar indignação. “O que levou as pessoas à rua não foi só a TSU, foi o conjunto de medidas de austeridade porque as pessoas têm noção que a austeridade é inútil” acrescenta o deputado.
Luís Campos Ferreira, deputado do PSD, considera que os protestos tiveram impacto na “abertura” do governo, “até porque não se pode meter a cabeça na areia e fingir que não aconteceu nada”. O social-democrata louva o “despertar de consciências da sociedade civil”, considerando este tipo de mobilizações “positivo. Não só se vê que as pessoas querem intervir, mas temos também dado uma lição de cidadania e democracia a muitos países europeus com as nossas manifestações”, acrescenta Campos Ferreira ao i.
Joaquim Dionísio, da CGTP, reconhece que a subida da TSU para 18% foi uma das medidas mais mobilizadoras, mas “as pessoas não se podem deixar iludir por este recuo”. “Há razão para as pessoas continuarem alerta” avisa o sindicalista, que considera que “a retirada destas medidas pode ser só para arrefecer os manifestantes”.
Notas do Papa Açordas:  O desgoverno de Passos Coelho pode contar com mais manifestações destas se insistir em medidas de austeridade tão disparatadas como a TSU...

1 comentário:

assurance frontalier suisse disse...

mutuelle frontalier suisse - assurance frontalier suisse - devis mutuelle frontalier disponible en ligne immédiatement - plus de 20 formules en ligne - choisissez votre mutuelle frontalier en toute liberte.

Mutuelle-frontalier suisse vous conseille dans le choix de votre assurance santé frontaliers suisse, avec la possibilité d’effectuer des devis mutuelle en ligne.
Mutuelle-frontalier suisse est le spécialiste des frontaliers suisse avec des produits d’assurance santé frontalier spécifiques.

Vous recherchez une mutuelle Frontalier Suisse ? Comparez et choisissez parmi les différentes compagnies du marché le contrat le plus adapté à votre profil.