sexta-feira, 18 de maio de 2012

Conselho de Redacção do "Público" acusa Relvas de pressões sobre jornalista

-
Gabinete de Miguel Relvas admite telefonemas mas desmente ameaças

O Conselho de Redacção do jornal “Público” acusou o ministro Miguel Relvas de ter ameaçado uma jornalista para a não publicação de uma notícia  sobre a sua audição na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, terça-feira.  

O ministro adjunto dos Assuntos Parlamentares terá ameaçado promover um boicote de todos os ministros ao jornal “Público” e divulgar na internet detalhes da vida privada da jornalista Maria José Oliveira, revela um comunicado do Conselho de Redacção do jornal, disponibilizado pela RTP no seu site. Segundo o documento, Relvas terá dito que, se o jornal publicasse a notícia, enviaria uma queixa à ERC, promoveria um “black out” de todos os ministros em relação ao “Público”.

Os membros eleitos do Conselho de Redacção comentam, seguidamente, que "as ameaças, cujo único fim era condicionar a publicação de trabalhos incómodos para o ministro, são intoleráveis e revelam um desrespeito inadmissível do governante em relação à actividade jornalística, ao jornal “Público” e à jornalista Maria José Oliveira".

O artigo que não chegou a ser publicado era um follow-up da notícia que apontava incongruências no depoimento de Relvas no Parlamento, publicada no papel naquela quarta-feira. Maria José Oliveira enviou ao ministro perguntas que não tinham sido feitas ou respondidas no Parlamento. O resultado foi uma notícia cujo “lead” era o de que o ministro se recusava a esclarecer ao “Público” sobre as incongruências, acrescentando mais alguns detalhes sobre as mesas. A editora de Política, antes de receber o telefonema do ministro, disse que não valeria a pena publicar a notícia no papel, pois não trazia nada de substancialmente novo em relação ao que já tinha sido escrito, mas não se opôs à sua publicação no online. O Conselho de Redacção do Público “é da opinião que, mesmo que os telefonemas do ministro não tenham tido aqui qualquer influência, a não publicação da notícia passará a imagem para fora, quando o assunto vier a tornar-se público, como é expectável, de que foi justamente isto o que aconteceu: que o Público vergou-se perante ameaças do ‘número 2’ do Governo”.

Ao i, o gabinete de Miguel Relvas admite que o ministro terá feito os referidos telefonemas, mas desmente as ameaças.

Notas do Papa Açordas: Por alguma razão a Manuela Ferreira Leite não aceitou as candidaturas dos "meninos" Relvas e PC para deputados,  nas Legislativas de 2009!... Pelos vistos, o "secreto" Relvas partiu o verniz todo...
-

1 comentário:

C Valente disse...

Mais um diz que diz, e o sr Relvas continua "inocentezinho" pois independentemente do que foi dito, um facto , só por si escandaloso foi o telefonema efectuado independentemente do seu conteúdo, e como diz o povo, onde há fumo há fogo
Saudações amigas