domingo, 27 de maio de 2012

FCT com 200 a 300 vagas para investigadores no concurso do próximo ano

-
No próximo ano, serão abertas 200 a 300 vagas para investigadores FCT (Fundação para a Ciência e para a Tecnologia), afirmou, na noite de sábado, na Figueira da Foz, a secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira.

O concurso deste ano (que já encerrou) disponibilizou 80 vagas às quais se candidataram cerca de 1200 investigadores, adiantou a governante, que falava aos jornalistas, à margem da quinta edição da “Gala da Ciência”, que decorreu no casino da Figueira da Foz, por iniciativa do jornal Ciência Hoje.

O Ministério da Educação e da Ciência prevê abrir concursos anuais para investigadores FCT - caracterizados por serem “muito qualificados, muito competitivos” -, de modo a conseguir “manter no sistema científico e tecnológico 1000 a 1200 investigadores”, acrescentou Leonor Parreira.

“Queremos escolher os cientistas melhores” para essa “bolsa” e “não queremos que os melhores se vão embora, queremos que fiquem cá”, em Portugal, ou que “saiam e voltem depois”. A ciência e a tecnologia “são os motores do desenvolvimento”, salientou a secretária de Estado, assegurando que o Governo “aposta na qualidade”.

Notas do Papa Açordas: A D.Leonor está a acenar para o ovo que ainda está no cú da galinha... Mas, é preciso recordar que, ainda há poucos dias, os investigadores no activo diziam que as bolsas deste ano ainda não tinham sido pagas!...
-



Sem comentários: