quinta-feira, 17 de maio de 2012

Portugal continua a liderar a queda da venda de carros na Europa

-
Até Abril venderam- -se menos 46,8 % automóveis do que em igual período de 2011



Portugal continua a liderar a queda da venda de carros na Europa, com uma quebra de 46,8% até Abril, a maior entre os países da União e da EFTA, segundo a Associação de Construtores de Automóveis Europeus.

Os valores, divulgados pela Associação de Construtores de Automóveis Europeus (ACEA), indicam que, no acumulado de Janeiro a Abril, Portugal é acompanhado pela Grécia (-39,1%), por Itália (-20,2%), Chipre (- 19,1%) e França (-17,5%).

Em termos globais, a ACEA refere que foram vendidos em Abril 1 017 912 carros novos na União Europeia, uma queda de 6,9% relativamente ao mesmo mês de 2011, enquanto em termos acumulados o mercado automóvel europeu caiu 7,5%.

O Reino Unido (+1,4%) e a Alemanha (+1,8%) foram os únicos grandes mercados que apresentaram crescimento desde Janeiro a Abril, enquanto França (-17,5%), Espanha (-7%) e Itália (-20,2%) obtiveram fortes quedas.

Os países mais visados pelo mercado e com problemas de dívida soberana estão assim com crescimentos negativos no sector automóvel. Além de Portugal, Grécia, Espanha e Itália, a Irlanda está também com uma quebra de 7,1%.

Segundo os dados da ACEA, destaca-se ainda o crescimento exponencial do mercado automóvel na Islândia (+117,6%), o país da EFTA mais afectado pela crise financeira nos Estados Unidos em 2008 e que tem vindo a recuperar a sua economia desde então.

Notas do Papa Açordas: Não admira nada a queda nas vendas de carros... Com a austeridade que o sr. PC aplicou à classe média portuguesa, não se esperava outra coisa...
-

Sem comentários: