quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Portugal cumprirá défice mas recessão será maior, diz S&P

-

Agência de notação manteve classificação da República um nó acima do lixo. S&P elogia empenho nas reformas, mas pede mais austeridade

A agência de notação financeira Standard&Poor’s (S&P) manteve ontem a classificação de Portugal, mas alertou para o agravamento da recessão económica e para a necessidade de novas medidas de austeridade. A agência, a principal entre as três que dominam o mercado de notação, admitiu ainda as suas dúvidas sobre o regresso de Portugal aos mercados de dívida de médio e longo prazo em 2013, como previsto pela troika.

A S&P mantém o rating da República na nota BBB-, a um passo de entrar no território considerado “lixo” pela gíria dos mercados. A agência – cujas notas medem a probabilidade de um incumprimento de dívida – elogia o empenho das autoridades portuguesas em aplicar o programa de dieta e de reformas da troika, mas realça que as perspectivas para a evolução do rating continuam a estar enviesadas para o lado negativo (daí o sinal “-” à frente da nota).

Entre os riscos para a nota portuguesa estão o agravamento da economia europeia pesa (e a S&Pprevê já um contágio a Portugal), assim como esforço de recapitalização dos bancos, caso seja superior a cinco mil milhões de euros.

A agência revela confiança no cumprimento da meta para o défice orçamental em 2011 (5,9%) e em 2012 (4,5%), e parece traçar uma diferença clara face à Grécia, falando na hipótese de desvios “pequenos” nas contas. A S&P aponta, no entanto, para a necessidade de mais medidas duras, que compensem buracos entretanto descobertos (como na Madeira) ou injecções de capital nas empresas públicas deficitárias.

Notas do Papa Açordas: Será que, finalmente, já se veja a luz no fundo do túnel?...

-

Sem comentários: