O bastonário da Ordem dos Advogados (AO), António Marinho Pinto, afirmou hoje não ficar “nada espantado” com a elevada taxa de licenciados em direito que chumbaram no acesso à 2.ª fase do estágio.
“Não me espanta nada”, disse, em declarações à Lusa, Marinho Pinto, comentando o facto de 65 por cento dos estagiários que realizaram a prova de aferição para aceder à 2.ª fase do estágio na OA terem chumbado.
Para Marinho Pinto, até é “muito bom” que 35 por centos dos estagiários tenham sido admitidos, porque “a maioria das pessoas licenciadas em direito neste país não tem preparação para uma profissão forense e quando não se tem uma boa preparação académica não se pode assimilar uma formação profissional”.
O bastonário reafirmou que grande parte das universidades portuguesas “estão aí a vender diplomas de licenciatura” e que, quando a Ordem vai ver os conhecimentos dos licenciados, “é isto que acontece”.
Marinho Pinto salientou ainda que os licenciados em direito “são tão bons ou tão maus que o centro de Estudos Judiciários nem os deixa fazer um exame”, não admitindo nenhum licenciado pós-Bolonha.
“Todos têm que tirar o mestrado” para entrar no Centro de Estudos Judiciários, frisou.
Notas do Papa Açordas: A maioria dos licenciados de Direito que conheço (pós-Bolonha) são autênticos analfabetos. Aconselha-os até a ir frequentar as Novas Oportunidades...Talvez melhorem o português e não só...
-
Sem comentários:
Enviar um comentário