terça-feira, 17 de agosto de 2010

França começa a repatriar ciganos na quinta-feira

-
As primeiras repatriações de pessoas de etnia cigana em situação irregular em França terão lugar na quinta-feira, anunciou hoje o ministro francês do Interior, Brice Hortefeux.
-
Cerca de 700 pessoas de etnia cigana que se encontram em situação ilegal em França vão ser repatriadas para os seus países de origem – na maioria dos casos Bulgária e Roménia – nos próximos dias 19 e 26 de agosto.
-
Um terceiro voo de repatriação está previsto para "finais de setembro", precisou Brice Hortefeux, que também adiantou que as autoridades francesas já levantaram cerca de 51 acampamentos ciganos ilegais nas últimas semanas em toda a França.
-
"Ao todo existem cerca de 700 ciganos que serão acompanhados de volta aos seus países até o final deste mês", disse o ministro do Interior francês à imprensa.
-
"Não se trata de estigmatizar uma comunidade, mas sim de fazer respeitar a lei", reiterou Brice Hortefeux.
-
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, ordenou, em julho, a expulsão dos imigrantes ilegais ciganos e o desmantelamento dos seus acampamentos. Na mira das autoridades francesas estão cerca de 300 acampamentos clandestinos.
-
Notas do Papa Açordas: Sem correr o risco de me tornar racista ou xenófobo, apoio inteiramente esta medida do Presidente Sarkozy. Se o governo português procedesse de igual modo, baixava o gasto com o Rendimento Social de Inserção e a criminalidade, especialmente, furtos e roubos.
-

4 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Por cá podíamos expulsar uns quantos que são espanhóis. Pelo menos terão DNI e, segundo os próprios, até recebem o "Páro". Além do RSI, claro.

Anónimo disse...

Na volta ainda recebemos alguns, basta o Sócrates se lembrar que pode ajudar a Bruna, ou melhor, o Sakorzas.

Anónimo disse...

Portugal não só podia repatriar ciganos como também exportá-los...
A qualidade, embora muito fraca, contrapõe uma ligeireza de roubar excepcional...
Pica Pau

Mentiroso disse...

Também concordo com o Sarkozy.

No entanto, há cerca de dois anos fiz uma viagem por alguns países europeus e em França, numa mairie duma cidade cerca da fronteira com a Suíça, perguntei o que devia fazer para residir oficialmente em França. A resposta foi do mais simples que se possa imaginar. Desde que fosse dum país da União Europeia, nada, bastava alugar casa e instala-me.

Como compreender, pois, que o Sarkozy diga que está a aplicar a lei a ciganos da de nacionalidade de países da UE?