quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Brasileiros olhados como "inconvenientes" em Portugal

-
Investigadora diz que os portugueses têm apenas três ideias do Brasil: novelas, futebol e que as mulheres são prostitutas
-
O que faz dos portugueses, portugueses, qual a relação que mantêm com a língua e por que são desconhecidos para os brasileiros, são estas as perguntas que a historiadora brasileira Ana Silvia Scott tenta responder na obra “Os Portugueses”.
-
Esse é o desafio lançado à historiadora gaúcha que viveu em dois períodos em Portugal na década de 90 e foi professora da Universidade do Minho, em Braga: fazer um panorama sobre o povo português com um olhar de brasileiro.
-
“Os portugueses são desconhecidos para a maior parte dos brasileiros e se sentem os donos da língua”, disse à Lusa a autora do livro publicado no Brasil pela editora Contexto.
-
“Os brasileiros sabem de Portugal até o momento da independência do Brasil, a 7 de setembro de 1822. Depois, não sabemos o que aconteceu, existe um vácuo no conhecimento”, destacou Scott.
Para elaborar o livro, a autora pensou nas coisas que a marcaram quando viveu em Portugal e durante as suas idas e vindas a cada dois anos ao país.
-
“Coisas que são muito comuns para nós, a intimidade e a expansividade com que lidamos com os outros”, ressalta ao tentar compreender como se dá a construção da identidade lusitana.
-
Notas do Papa Açordas: Para mim, as quatro ideias que tenho sobre os brasileiros são: prostitutas e prostitutos, criminosos, futebolistas e dentistas... Qualquer um destes, poderia ter continuado lá na sua terra...
-

Sem comentários: