terça-feira, 31 de agosto de 2010

Un herido en los encierros de Cuéllar

Juan Martín Misis / EFE
-
Efectivos de Cruz Roja atienden a un corredor herido por asta de toro durante el tercer encierro de las fiestas de Cuéllar, con novillos de la ganadería de Garcigrande, que realizaron un recorrido rápido.(20minutos,es)
-

Desemprego revisto em alta para novo máximo: 11%

-
Os dados revelados hoje mostram que nos meses de Maio e Junho o número de desempregados em Portugal ultrapassou pela primeira vez a barreira psicológica dos 600 mil
-
O Eurostat reviu hoje em alta a taxa de desemprego em Portugal de maio e junho para um máximo de 11 por cento e confirmou hoje que a taxa de desemprego em julho recuou para 10,8 por cento.
-
O gabinete de estatísticas da União Europeia reviu em alta os números do desemprego em Portugal, situando em 11 por cento as taxas referentes a maio e junho, quando os valores anteriores apontavam para 10,9 por cento e 10,8 por cento, respetivamente.
-
Os valores divulgados hoje e referentes aos meses de maio e junho correspondem a um novo máximo.
-
Em julho, Portugal manteve-se na quarta posição dos países da União Europeia (UE) com a taxa de desemprego mais elevada, segundo os cálculos do Eurostat.
-
No primeiro lugar da lista dos países para os quais o valor ajustado sazonalmente em julho se encontra disponível continua a ser Espanha (com 20,3 por cento), seguida pela Eslováquia (com 15 por cento) e pela Irlanda (com 13,6 por cento).
-
As mais baixas taxas de desemprego, por sua vez, situam-se na Áustria (3,8 por cento) e Luxemburgo (5,3 por cento).
-
Notas do Papa Açordas: Há muito que os 11 % estavam ultrapassados, mas dado a limpeza das listas de desempregados por parte do IEFP, mantinha-se os 10,6%... Estou convencido, e alguns economistas também, que o número real de desempregados, já atingiu os 700.000...
-

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Carlos Queiroz suspenso por 6 meses

-
O selecionador português de futebol, Carlos Queiroz, foi hoje suspenso por seis meses por perturbação de um controlo antidoping, anunciou hoje em comunicado a Autoridade Antidopagem de Portugal.
-
A pena mínima em que incorria Carlos Queiroz era de dois anos, mas a Autoridade Antidopagem, segundo revelou à Agência Lusa fonte próxima ao processo, teve em consideração atenuantes, que reduziu o castigo para apenas seis meses.
-
Queiroz já tinha sido suspenso na sequência do mesmo caso, mas pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. O seleccionador foi castigado por insultos ao presidente da Comissão Antidopagem mas ilibado da acusação de ter interferido no controlo anti-dopping.
-
Queiroz pode recorrer da decisão da Autoridade Antidopagem para o Tribunal Arbitral do Desporto, mas este recurso não suspende a sanção decretada hoje.
-
Queiroz, vai falhar os primeiros quatro encontros de Portugal no Grupo H de apuramento para o Euro2012 de futebol, após ter sido hoje suspenso por seis meses pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP).
-
Além da receção ao Chipre, a 3 de setembro, e da deslocação à Noruega, no dia 7, Queiroz vai também estar ausente no encontro frente à Dinamarca, agendado para 8 de outubro, em solo português, e na viagem a Reiquiavique, a 12 do mês, para defrontar a Islândia.
-
Notas do Papa Açordas: Nunca vi um arguido, num mesmo processo, ser condenado a duas penas!... Isto, nem no Irão acontece!... Trata-se de um verdadeiro processo "Kafkiano", feito num país que se diz democrático!... E querem ser apurados para o Europeu?!...
-

Encierro en San Sebastián de los Reyes

Víctor Lerena / EFE
-
Los mozos corren ante las reses de la ganadería El Estoque durante el quinto encierro de las fiestas patronales de San Sebastián de los Reyes que ha resultado rápido y peligroso, y se ha saldado con 8 heridos, ninguno por asta de toro.(20minutos.es)
-

Portugal tem o segundo gasóleo mais caro da União Europeia

-
Nas últimas três semanas, o preço da indústria petrolífera nacional só foi superado na Grécia. Política para promover o biodiesel não ajuda
-
O preço sem impostos do gasóleo em Portugal foi, na terceira semana de Agosto, o segundo mais caro da União Europeia a 27. E esta situação dura desde o início de Agosto, há três semanas consecutivas. Só a Grécia pratica um valor mais alto, de acordo com os dados mais recentes, relativos a 23 de Agosto, da Direcção-Geral de Energia da União Europeia. O preço sem impostos é da responsabilidade da indústria petrolífera e é o melhor indicador para avaliar a competitividade de um mercado face aos congéneres europeus, excluindo a carga fiscal.
-
O gasóleo é o combustível mais vendido em Portugal e representa cerca de dois terços do consumo: é usado nos transportes públicos e nos rodoviários de mercadorias, além do parque automóvel a gasóleo.
-
O sector petrolífero atribui esta situação à demora, característica do mercado nacional, com que as oscilações dos produtos refinados são reflectidas nos preços finais. "Quando os preços estão a baixar há tendência para se situarem mais acima, como é o caso actual, verificando-se a tendência contrária quando os preços estão a subir", diz o secretário-geral da APETRO (associação das petrolíferas portuguesas), António Comprido. Ou seja, quando os preços sobem, a posição relativa de Portugal melhora, porque demora mais tempo a repercutir o aumento. "Encontrando-se os preços dos produtos refinados na Europa em trajectória descendente desde há algumas semanas, é normal que os preços em Portugal se aproximem do patamar superior e que regressem à normalidade quando os preços estabilizarem ou voltarem a subir", explica fonte oficial da Galp, a maior petrolífera e única refinadora.
-
O responsável da APETRO reconhece que os preços nacionais se situam tradicionalmente acima da média europeia. A dimensão reduzida do mercado, com queda de vendas e menor consumo médio por posto, leva a diluir os custos por menos litros. Há ainda outro argumento: os preços médios reportados nas estatísticas europeias não reflectem os descontos praticados pelas petrolíferas.
-
Notas do Papa Açordas: Como é que o sr. Sócrates quer que haja recuperação económica, se o preço do gasóleo é o segundo mais caro da União Europeia? Para baixar o preço dos combustíveis que adquirem, aconselhamos os nossos leitores a abastecerem, ao sábado e ao domingo, na REPSOL (menos 5 cêntimos/litro), e a contraírem um simples seguro na AXA, o que lhe dará direito a mais um desconto de 6 cêntimos/litro). Ora, tudo somado, vai dar um desconto de 11 cêntimos/litro... Já vale a pena!...
-

domingo, 29 de agosto de 2010

Sala de ejecución

Handout / EFE
-
Fotografía cedida por el Ministerio de Justicia japonés que muestra una de las principales salas de ahorcamiento mostrada a la prensa durante una visita al centro de detención de Tokio, Japón. Hoy por primera vez el Ministerio ha permitido la entrada de la prensa a la sala de ejecuciones en el centro de detención de Tokio.(20minutos.es)
-

Ministério e farmácias negoceiam pagamento de dívida para evitar juros

-

A ministra da Saúde revelou que vai entrar em negociações com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) para evitar a cobrança de juros pelos atrasos no reembolso das facturas dos medicamentos.
-
No sábado, o Diário Económico noticiava que as farmácias portuguesas vão começar a cobrar ao Estado juros de oito por cento pelos atrasos no reembolso das facturas dos medicamentos, a partir de Setembro.
-
À margem do Congresso Mundial de Farmácia, a decorrer no Centro de Congressos de Lisboa, Ana Jorge disse saber que as farmácias têm vindo a falar nesta cobrança de juros e garantiu que vão por isso “entrar em negociações”.
-
“Penso que essa situação não será benéfica para o Estado no momento em que as dificuldades financeiras são grandes, mas tudo faremos para que cumpramos os nossos prazos, mas também para que as farmácias possam cumprir com aquilo que é o seu compromisso com a saúde”, disse a ministra aos jornalistas.
-
Ana Jorge não confirmou que o problema maior, de cerca de 100 milhões de euros de dívida, esteja relacionado com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e disse não saber o valor da dívida real do Ministério da Saúde.
-
“Essa questão, quer com a ARS do Norte, quer com as outras terão de ser analisadas e vamos ver o que é que podemos fazer, porque penso que é um problema geral e terá de ser enquadrada globalmente por todas as ARS com o ministério, com a ANS e a AFP”.
-
Notas do Papa Açordas: Um dia tavez possamos negociar com o Estado, para evitar pagar os juros que nos cobra... Na realidade, é uma vergonha o que este (des)governo tem feito: é só dívidas por todos os cantos... CALOTEIROS!...
-

Uma escola que fecha mata uma aldeia ou acelera o inevitável?

-

Apesar de não questionarem a necessidade do reordenamento da rede escolar, especialistas em Geografia Humana dizem-se preocupados com o impacto do encerramento de escolas na coesão territorial. "Se abrir uma escola do Ensino Básico não inverte a tendência para a desertificação, fechá-la, em determinadas circunstâncias, pode ser o suficiente para matar uma aldeia", alerta João Ferrão, investigador da Universidade de Lisboa e ex-secretário de Estado do Ordenamento do Território.
-
Em teoria, tudo foi acautelado. Depois do encerramento de 2500 escolas com menos de 10 alunos, numa primeira fase, o Ministério da Educação (ME) e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) acordaram que a decisão de fecho daquelas que têm menos de 21 crianças, este ano lectivo, teria de passar pelo crivo do aval das Direcções Regionais de Educação (DRE) e dos municípios, para evitar "cortes cegos".
-
"Na generalidade dos casos, pelo menos aparentemente, a negociação terá sido efectiva no que respeita à identificação dos estabelecimentos a fechar", admite António Ganhão, dirigente da ANMP. Há protestos pontuais, mas são mais os autarcas que se congratularam por terem conseguido manter em funcionamento escolas com menos de 20 alunos e o próprio ME anunciou que continuam a existir no país 200 estabelecimentos naquelas condições. Por outro lado, a lista de escolas a encerrar cresceu das 500 (previstas pelo ME) para as 700, porque, explicou a ministra da Educação, os próprios autarcas acrescentaram outras, cujo fecho não era exigido.
-
É neste contexto que os geógrafos se questionam sobre os critérios de escolha das escolas que vão encerrar. "Não terão sido apenas o do número de alunos e o do tempo de transporte, espero", preocupa-se Fernanda Cravidão, especialista em Geografia Humana da Universidade de Coimbra. E João Ferrão não considera garantia suficiente o cumprimento do acordo entre a ANMP e o Governo. "Até poderia ter algum significado se as DRE tivessem uma visão e uma capacidade de actuação estratégicas e se os municípios administrassem sempre o território com base em planos, numa perspectiva de médio e longo prazo. Mas, infelizmente, isso nem sempre se verifica," avalia.
-
Notas do Papa Açordas: Não sabemos qual foi o acordo entre o MNE e os autarcas, mas tudo leva a crer que, os autarcas, ao darem o amén ao fecho das suas próprias escolas, estão a contribuir para a desertificação da sua freguesia ou do seu concelho...
-

sábado, 28 de agosto de 2010

Feria gastronómica en China

Sherwin / EFE
-
Un niño come un pincho de escorpión frito en el undécimo Festival Gastronómico de Shenyang al noreste de China. El Festival presenta al público un surtido de aperitivos típicos de todos los rincones del país así como de Tailandia, Japón, Alemania y Estados Unidos.(20minutos.es)
-

Juntas de Freguesia criticam falta de verbas para ordenados

-
Verba do OE é insuficiente para presidentes em regime de permanência. Governo está a resolver a situação e fala em "desonestidade política"
-
Os mais de 400 presidentes de Junta de Freguesia que ocupam o cargo em regime de permanência ainda não receberam qualquer ordenado em 2010. A denúncia foi feita ontem pelo presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Armando Vieira, esclarecendo, em declarações à agência Lusa, que as verbas em causa "ainda não foram pagas, embora tenham sido aprovadas pela Assembleia da República". Contactado pelo i, o secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, duvida da inexistência de remunerações para estes presidentes de junta nos últimos oito meses: "Não estou convencido que não receberam os salários", diz, invocando a possibilidade de serem remunerados através dos orçamentos das freguesias atribuídos pela lei das finanças locais.
-
A ausência de pagamento denunciada pela ANAFRE foi justificada pela secretaria de Estado da Administração Local, em comunicado, com a exiguidade das verbas previstas no Orçamento do Estado de 2010 (OE) para a remuneração destes autarcas: está contemplado um total de 5,1 milhões de euros quando, segundo as contas da secretaria serão necessários perto de 8 milhões de euros para fazer todos os pagamentos devidos. José Junqueiro, disse ao i que "até ao momento, já foram pedidos na direcção-geral 6 milhões de euros" para pagamento destes ordenados.
-
No esclarecimento feito ontem, a secretaria de Estado, recorda que os 5,1 milhões de euros surgiram na sequência de uma exigência dos partidos da oposição durante a discussão e aprovação do OE, onde foi decidido alterar o modelo de transferência de fundos até então em vigor: deixou de ser o Fundo de Financiamento das Freguesias a assegurar a transferência das verbas necessárias ao pagamento dos ordenados dos presidentes de junta de freguesia, passando esses montantes a ser suportados pelo OE.
-
Notas do Papa Açordas: E porque é que o sr. José Sócrates não paga já alguns meses com esses 5,1 milhões, que diz possuir? É mesmo desculpa de mau pagador, pois não é necessário pagar todo o dinheiro de uma só vez...
-

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Férias Judiciais - Entrada de leão saída de sendeiro...

-
Três períodos
Cavaco Silva promulga diploma sobre regime de férias judiciais
-
O Presidente da República já promulgou o diploma sobre o regime de férias judiciais, aprovado no Parlamento com votos favoráveis de toda a oposição e os votos contra do PS.
-
De acordo com a informação disponível no site da Assembleia da República, o diploma foi promulgado a 20 de Agosto.
-
O envio para a Imprensa Nacional Casa da Moeda, para posterior publicação em Diário da República, aconteceu na quinta-feira, ainda segundo os dados divulgados no site do Parlamento.
-
O diploma agora promulgado teve origem em dois projectos do PSD e do PCP e revoga o decreto-lei do Governo que mandava suspender os prazos processuais entre 15 e 31 de Julho.
-
Em vez de suspender os prazos processuais, o diploma agora promulgado estipula que as férias judiciais decorrem de 22 de Dezembro a 3 de Janeiro (Natal), de domingo de Ramos à segunda feira de Páscoa e de 16 de Julho a 31 de Agosto (férias de Verão).
-
Os projectos do PSD e PCP surgiram depois de o Governo ter aprovado há meses um diploma que determinava que entre 15 e 31 de Julho os prazos processuais ficavam suspensos, mas sem considerar que tal período correspondesse, na prática, a férias judiciais de verão, que, por lei, estavam reduzidas ao mês de Agosto.
-
Notas do Papa Açordas: O que aconteceu com as férias judiciais, sintetiza na perfeição o que Sócrates fez em toda a sua (des)governação: entrada de leão, saída de sendeiro...
-

Periodista ucraniana

SERGEY DOLZHENKO / EFE
-
Una periodista ucraniana del Canal 5 participa en una protesta frente a la Corte de Apelación Administrativa de Kiev, Ucrania. Tres canales de televisión ucranianos, las emisoras 5 Kanal, TVi y una cadena regional, han protestado contra lo que consideran un aumento de la presión política a sus periodistas. Estas tres televisiones corren el riesgo de perder sus licencias y han acusado a las autoridades ucranianas de reimplantar la censura.(20minutos.es)
-

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Peces podólogos

Daniel Pérez / EFE
-
Una clienta se somete a un tratamiento con los peces "garra rufa" que se han introducido en salones de belleza de varios países con la función de actuar como podólogos naturales. Los peces se alimentan de las células muertas de los pies y mejoran la suavidad y la circulación de los mismos y son originarios de las cuencas termales de Kangal (Turquía).(20minutos.es)
-

“O que me faz pena é ver a informação da TVI chegar onde chegou”

-
Manuela Moura Guedes critica a actual política de informação da TVI e fala do seu eventual retorno à informação do canal. Em entrevista ao DN, a jornalista diz que a informação na estação de Queluz de Baixo “é muito triste. Não tem credibilidade, é feita de “fait-divers”.
-
“O que me faz pena é ver a informação da TVI chegar onde chegou. Ver o trabalho todo que tivemos e ver esse trabalho perdido.” Disse a apresentadora.
-
Sobre o artigo da TV Guia onde consta que estará para rescindir com a TVI com uma indemnização de 600 mil euros, esta respondeu: “Estou abismada. Acabei de comprar a revista e ainda não vi o texto lá dentro, mas desminto aquilo”. À pergunta “mas está ou não a negociar com a administração?” a jornalista respondeu: “Eu sei lá”, e acrescenta “Se me oferecerem um milhão de euros, eu saio. Você não saia? Toda a gente saía”.
-
“O meu jornalismo seria diferente. Aliás, será diferente. Tenho alguma esperança de que não tenha morrido. A minha “morte” foi francamente exagerada na avaliação financeira.” Disse a jornalista sobre o seu eventual retorno.
-
Notas do Papa Açordas: Manuela Moura Guedes só volta à informação da TVI quando o sr.Sócrates for corrido do governo. Até lá, nada feito. O poder político tem muita força numa televisão... e na TVI, ainda mais...
-

Pessimismo dispara em Portugal

-
Maioria dos portugueses acha que situação do país vai piorar já nem na União Europeia confiamos
-
Mais de 50% dos portugueses inquiridos no Eurobarómetro de Primavera da Comissão Europeia acredita que nos próximos 12 meses a situação económica do país vai piorar, sendo que 57% dos ouvidos aponta mesmo para um aumento do desemprego no mesmo período. Estes valores contrastam com o maior optimismo na Europa em geral, onde, e em média, apenas 36% dos europeus acreditam que o seu país vai piorar.
-
Os valores hoje divulgados apontam ainda para um crescimento de 23 pontos no total de inquiridos portugueses que, no Outono de 2009, achava que a situação económica ia piorar no futuro. Na altura apenas 32% dos portugueses antecipava um mau futuro nos 12 meses seguintes.
-
Os portugueses olham também com cada vez mais desconfiança para a União Europeia, com 21% a identificar a pertença à UE como algo negativo, uma subida de seis pontos face ao inquérito de 2009. Sobre os benefícios, ou a falta deles, de pertencer à União, 34% dos inquiridos em Portugal referiu não identificar qualquer vantagem, uma subida de 13 pontos face ao último Eurobarómetro.
-
A falta de confiança nas instituições europeias também ganhou terreno em Portugal. Apesar de 45% dos inquiridos ter confiança na UE, este valor implica uma quebra de 17 pontos percentuais nos inquiridos que diziam confiar na mesma em Outono de 2009. Esta descida significa aliás, que já há mais portugueses (47%) a não confiar em Bruxelas do que o contrário.
-
Notas do Papa Açordas: Quem pode estar optimista com o péssimo governo que temos? Um governo que não governa e, quando o tenta fazer, só faz asneiras...
-

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Uma perigosa reaccionária

-
Manuel António Pina
-
Uma professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da
Universidade Nova de Lisboa ficou sem a regência de duas
cadeiras por ter chumbado mais de 50% dos alunos. O motivo
invocado pelo Departamento de Química da Nova para a
punição não deixa dúvidas: "Aumento súbito do insucesso
escolar". Desde que, no sistema educativo português, foi
consagrado entre os direitos, liberdades e garantias
fundamentais o direito ao sucesso escolar, quem se meta entre
um aluno e o diploma a que tem direito (atrevendo-se, como no
caso, a dar notas negativas em exames finais) é culpado do pior
dos crimes, o de terrorismo anti-estatístico. Se o futuro licenciado
sabe ou não sabe alguma coisa (ler, escrever e contar, por exemplo),
é irrelevante; o país, as estatísticas e as caixas dos supermercados
precisam de licenciados. Foi isso que a professora da Nova não
percebeu. Arreigada a valores reaccionários, achava (onde é que
já se viu tal coisa?) que "um aluno só merece 10 valores se
adquiriu as competências mínimas nas vertentes teóricas e
práticas da disciplina". Campo de reeducação em Ciências da
Educação com ela.(Jornal de Notícias)
-

Una mujer de 118 años

Nyein Chan Naing /EFE
-
La birmana Mya Kyi, de 118 años, atiende a los medios en su pequeña cabaña en el monasterio de PaukChanKone, en Mandalay (Birmania). La mujer, que nació en 1892, lleva una vida de monje y reza a diario. De las dos hijas que le quedan vivas, la mayor tiene 70 años.(20minutos.es)
-

Brasileiros olhados como "inconvenientes" em Portugal

-
Investigadora diz que os portugueses têm apenas três ideias do Brasil: novelas, futebol e que as mulheres são prostitutas
-
O que faz dos portugueses, portugueses, qual a relação que mantêm com a língua e por que são desconhecidos para os brasileiros, são estas as perguntas que a historiadora brasileira Ana Silvia Scott tenta responder na obra “Os Portugueses”.
-
Esse é o desafio lançado à historiadora gaúcha que viveu em dois períodos em Portugal na década de 90 e foi professora da Universidade do Minho, em Braga: fazer um panorama sobre o povo português com um olhar de brasileiro.
-
“Os portugueses são desconhecidos para a maior parte dos brasileiros e se sentem os donos da língua”, disse à Lusa a autora do livro publicado no Brasil pela editora Contexto.
-
“Os brasileiros sabem de Portugal até o momento da independência do Brasil, a 7 de setembro de 1822. Depois, não sabemos o que aconteceu, existe um vácuo no conhecimento”, destacou Scott.
Para elaborar o livro, a autora pensou nas coisas que a marcaram quando viveu em Portugal e durante as suas idas e vindas a cada dois anos ao país.
-
“Coisas que são muito comuns para nós, a intimidade e a expansividade com que lidamos com os outros”, ressalta ao tentar compreender como se dá a construção da identidade lusitana.
-
Notas do Papa Açordas: Para mim, as quatro ideias que tenho sobre os brasileiros são: prostitutas e prostitutos, criminosos, futebolistas e dentistas... Qualquer um destes, poderia ter continuado lá na sua terra...
-

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fanfarronices de Mangualde!

-
Honório Novo
-
Enquanto se rescaldam incêndios, continuam as férias dos
ministros do Ambiente e da Agricultura e a época dos fogos se
aproxima do fim, (aguardando-se já 2011 para o Ministro
Pereira voltar a dizer que "em tempos de guerra não se limpam
armas"), os clones do bloco central prosseguem a sua farsa
mediática.
-
Depois das fanfarronices do Pontal lá tinham que vir as
fanfarronices de Mangualde! Governar para os mais
desfavorecidos, investir no País e nos Portugueses, combater as
injustiças e o desperdício, conter o luxo e a ostentação,
continuam, entretanto, a não fazer parte do ADN político, nem
de Sócrates nem de Passos Coelho!
-
Será que Passos Coelho e Sócrates, quando fingem que
discutem, pensarão que ninguém sabe que o Orçamento é feito
em Bruxelas segundo orientações de Berlim?
-
Será que Sócrates e Passos Coelho julgarão que já esquecemos
que foram os dois, a mando de Bruxelas e Berlim, que
aprovaram cortes na despesa e no investimento, o
congelamento de salários e pensões e o aumento dos impostos?
-
Será que Sócrates julga que ninguém se lembra já do que
sucedeu em quase todas as revisões constitucionais? Julga que
ninguém se lembra já que quase todas elas começaram
da mesma forma, com o PS a dizer que as propostas do PSD
eram extremistas, radicais e destruidoras de Abril …
para depois terminarem em acordos alargados ao CDS?
-
As divergências virtuais entre os clones do PS e PSD podiam
chamar a atenção dos seus indefectíveis. Só a amplificação
desmedida e (muitas vezes) encomendada dos "media" permite
afinal transformar récitas de terceira em cabeças de cartaz.
Quem trabalha e resiste às injustas políticas de austeridade
está bem mais preocupado com a outra crise, (a económica
e do emprego), que nas farsas do bloco central.´(Jornal de Notícias).
-

Atentado en Somalia

BADRI MEDIA / EFE
-
Ciudadanos se concentran alrededor del hotel Muna, dañado por un atentado con explosivos, perpetrado por rebeldes radicales islámicos de Al Shabab, en Mogadiscio, Somalia. Al menos 33 personas murieron, entre ellas 6 parlamentarios somalíes y 5 oficiales del Ejército, y otras 40 resultaron heridas tras un tiroteo entre el Ejército somalí y los rebeldes en las calles colindantes, que terminó cuando los insurgentes, al quedarse sin munición, se inmolaron.(20minutos.es)
-

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Escombros en Pakistán

Saood Rehman / EFE
-
Un hombre descansa entre los escombros de su casa, en Kot Taga, a las afueras de Dera Ismail Khan, en la provincia de Khyber-Pakhtunkhwa (Pakistán). El país sólo ha recibido 125 de los 459 millones de dólares pedidos por la ONU a la comunidad internacional para ayudar a los afectados por las inundaciones, dijo este lunes un portavoz de la organización, que calificó como "posibles" las muertes por hambre. (20minutos.es)
-

FREEPORT - O PGR vacilante...

-
Procurador-adjunto nomeado
PGR pede explicações sobre dificuldades, falhas e morosidade do processo Freeport

-
O procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, quer saber quais foram as principais dificuldades na investigação do processo Freeport, os motivos da morosidade e por que razão não foram ouvidas todas as pessoas que podiam ter interesse para o esclarecimento dos factos.
-
Num despacho com data de 2 de Agosto, Pinto Monteiro nomeou um procurador-geral adjunto para averiguar “todas as anomalias, eventualmente ocorridas na tramitação do inquérito, desde a sua instauração até ao seu encerramento”.
-
Nesse despacho, enviado hoje à agência Lusa, o PGR pede para que sejam averiguadas “as razões da morosidade e da descontinuidade da investigação, os períodos em que esteve parada, as dificuldades na concretização dos actos processuais e as datas e finalidades da sua prolação”.
-
Pinto Monteiro pretende também ver esclarecidos “os motivos pelos quais não foram ouvidas todas as pessoas cujas declarações pudessem ter interesse para o esclarecimento dos factos”, nomeadamente o primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.
-
O inquérito relativo ao caso Freeport foi encerrado com os procuradores Vítor Magalhães e Paes Faria, responsáveis pelo processo, a colocarem no despacho final 27 perguntas que gostariam de ter feito ao primeiro-ministro, mas que não fizeram alegando falta de tempo.
-
“As razões por que não foi suscitada, na altura própria, a necessidade de prorrogar o prazo concedido para encerrar o inquérito, designadamente para serem feitas as perguntas que no despacho de encerramento ficaram expressamente indicadas” é outra das questões para as quais o PGR quer resposta.
-
A abertura deste inquérito baseou-se numa Resolução do Conselho Superior do Ministério Público, de 09 de Fevereiro de 2009, em que ficou decidido apoiar as iniciativas do PGR para o integral esclarecimento de todas as questões de índole processual ou deontológica que o processo Freeport possa suscitar.
-
Notas do Papa Açordas: Se não existisse, este homem tinha que ser inventado,,, Cada vez, é mais o protector de José Sócrates e vice-versa... Foi um dos artistas principais nesta investigação do processo Freeport, e agora, comporta-se como virgem em lupanar... não fez nada, nada sabe e tem as mãos limpas (da cor do crude)... Porque é que não reabre o pocesso Freeport, mais que não seja, para ouvir o Sócrates?...
-
-

domingo, 22 de agosto de 2010

Ramadán en Nepal

NARENDRA SHRESTHA / EFE
-
Un musulmán nepalí reza durante el mes sagrado del Ramadán en Katmandú, Nepal. El Ramadán, que comienza con la aparición de la novena luna del noveno mes del calendario árabe, es uno de los cinco pilares del Islam, junto con la profesión de fe, las oraciones obligatorias cinco veces al día, la limosna y la peregrinación a La Meca. (20minutos.es)
-

PSD considera que primeiro-ministro apresentou "país de mentira" aos portugueses

-
A vice-presidente do PSD Paula Teixeira da Cruz considera que José Sócrates apresentou hoje aos portugueses um “país de mentira”, defendendo que o primeiro ministro “calunia os adversários políticos” ao acusar os sociais-democratas de promover um discurso de crise política.
-
Em reação ao discurso de José Sócrates em Mangualde, num comício do PS, Paula Teixeira da Cruz sublinhou que a despesa nacional “disparou brutalmente”, com um aumento de 473 milhões de euros no primeiro semestre do ano, e questionou os motivos do governante para “enganar” os cidadãos ao descrever um “país maravilha”.
-
“O engenheiro Sócrates apresentou um país de mentira, faltou à verdade aos portugueses, calunia os seus adversários políticos”, afirmou a vice-presidente, na sede do partido, em Lisboa.
-
Como exemplos da “irresponsabilidade” e da “falta de projectos” do Governo socialista a responsável apontou o facto de haver 83.000 pessoas em lista de espera no Serviço Nacional de Saúde e de um milhão de utentes não terem médico de família, bem como o encerramento de centenas de escolas do ensino básico e os “níveis recorde” do desemprego atingidos sob a gestão do PS.
-
Notas do Papa Açordas: O sr.Sócrates vive num país irreal, muito cor de rosa... até parece que ainda não se apercebeu da terrível crise que os portugueses vivem... mas, os seus assessores e adjuntos, isto é, toda a boyada, deviam de trazer o sr. Sócrates à realidade... ou não terá capacidade intelectual para governar?...
-
-

sábado, 21 de agosto de 2010

Prueba de un misil

EFE
-
Fotografía facilitada por el Ministerio de Defensa de Irán que muestra el despegue del misil Qiam-1 desde un lugar sin determinar de Irán. Las autoridades iraníes realizaron pruebas con el misil la víspera de la puesta en funcionamiento de la primera central nuclear del Golfo Pérsico, en Bushehr.(20minutos.es)
-

Instituto do Sangue lança concurso para aparelho fornecido pelo filho do presidente

-
Empresa de Nelson Olim comercializa equipamento inovador que evita picadas nos dedos e é mais barato do que os métodos actualmente usados na dádiva de sangue.
-
O Instituto Português do Sangue (IPS) lançou um concurso para a compra de testes para a medição de hemoglobina, cujas especificações técnicas apontam para um novo método que é comercializado em Portugal apenas por uma empresa de que é sócio o filho do presidente do instituto.
-
A história começa em Nova Orleães, nos EUA, no encontro anual da associação americana de bancos de sangue, em Outubro de 2009. Foi ali que o presidente do IPS, Gabriel Olim, viu pela primeira vez um equipamento que lhe despertou grande interesse: um aparelho que determina o valor da hemoglobina evitando a desconfortável picada no dedo a que os dadores hoje são obrigados a submeter-se.
-
Um autêntico achado até porque este método, desenvolvido por uma empresa israelita (e que não terá ainda rival a nível internacional), acaba por sair mais barato do que os sistemas tradicionais de medição da hemoglobina e evita ainda o risco de infecção. O fabricante israelita veio a Lisboa em Fevereiro deste ano e a impressão inicial confirmou-se. "Os resultados foram excelentes. É uma técnica mais barata, mais cómoda e que não causa resíduos", sintetiza Gabriel Olim.
-
Em Maio, o IPS lançou um concurso público internacional (n.º 1 90040/2010) para "Aquisição de Testes a Determinação Automática do Valor da Hemoglobina na Pré-doação de Sangue" no valor de 200 mil euros cujo critério principal de selecção é o preço. No caderno de encargos especifica-se que os equipamentos a distribuir pelos vários centros regionais de sangue (Lisboa, Porto e Coimbra) devem ser não invasivos, "isto é, sem necessidade de agulha ou picada de agulha". Sucede que das quatro empresas concorrentes apenas terá apresentado um equipamento capaz de preencher este requisito, porque as outras usam os métodos que obrigam a picada no dedo. Trata-se da empresa Med-First Lda, que se propôs a concurso com o tal equipamento israelita inovador. A assinar a proposta aparece o sócio e director médico da empresa, Nelson Olim, que é filho do presidente do Conselho Directivo do IPS.
-
A Med First propõe-se fornecer ao IPS 50 sensores com capacidade para a realização de 200 mil testes para a determinação automática do valor da hemoglobina, bem como 45 equipamentos a distribuir pelos centros regionais de sangue de Lisboa, Coimbra e Porto. O valor é o máximo previsto no concurso: 200 mil euros.
-
Notas do Papa Açordas: Já por várias vezes dissémos que não basta à mulher de César dizer que é séria, há que também parecer... Este caso, é mais um dos que proliferam em Portugal... A corrupção é geral, não havendo vontade política para acabar com ela...
-

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Palestina con el rostro cubierto

Atef Safadi / EFE
-
Una mujer palestina con el rostro cubierto observa a un policía fronterizo mientras entrega su documentación en el punto de control de Kalandia que separa Ramala de Jerusalén.(20minutos.es)
-

Alunos são "cada vez mais fracos", avisam os docentes

-
De um lado da trincheira está a professora universitária que reprovou quase 70% dos seus alunos; do outro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa que lhe retirou a regência das cadeiras por considerar que a docente aplicou uma "avaliação exorbitante". São os dois flancos de uma batalha travada entre a professora de Técnicas de Laboratório e Segurança, Elvira Gaspar, e o director da faculdade, Fernando Santana. Resta agora saber qual dos dois pratos desta balança é mais pesado. Serão os professores demasiado exigentes? Ou, pelo contrário, estarão os estudantes menos bem preparados para o ensino superior?
-
Cada caso é um caso, alertam os professores, mas uma boa parte deles reconhece que, regra geral, o nível de preparação dos seus alunos "tem vindo a baixar", defende Isabel Ferreira que dá aulas de Física aos caloiros do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa (ISA). É como se fosse um choque de gerações. Entre o que os professores esperam dos alunos e o que encontram nas suas turmas há uma distância de uma ou mais décadas: "O grau de conhecimento dos estudantes não é o mesmo de há dez ou 15 anos, mas ainda há uma tendência para olhar para o passado como um modelo de referência.
-
"É o resultado da massificação do ensino superior, mas não é só isso, adverte Isabel Ferreira: "Estamos perante uma consequência de ao longo destes anos os professores do secundário terem sido pressionados a passaram os seus alunos, criando taxas de sucesso artificiais." E no momento de entrarem na universidade, os estudantes trazem consigo todas as suas fraquezas que são "mais visíveis" no primeiro ano, embora os professores de anos mais avançados "já comecem também a fazer as mesmas queixas". Tal qual uma "doença contagiosa" que se alastra, conta a professora do ISA.
-
Notas do Papa Açordas: Quando o Ministério da Educação obriga os professores do Secundário a passar o aluno a qualquer preço, ou melhor, com qualquer nível de conhecimentos, é o que dá... mais tarde, na Universidade ... Mas, compreende-se... eles estão ao nível do governo!...
-

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Certificados do 12º ano vendidos na Internet por 400 euros

-
O i tentou comprar um portefólio que dá acesso ao 12.º ano das Novas Oportunidades. Pediram-nos 400 euros
-
A Agência Nacional de Qualificação (ANQ), entidade criada sob a tutela do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho, detectou durante "um programa de visitas de acompanhamento a Centros Novas Oportunidades", ao longo do ano de 2009, a existência de candidatos certificados com trabalhos "retirados integralmente da internet, e com base nos quais é feita a validação e certificação de competências". Esta denúncia foi feita sob a forma de "orientação e indicação técnica" enviada aos cerca de 450 Centros Novas Oportunidades e à qual o i teve acesso. Em paralelo, foram ainda detectados dezenas de casos de formandos e ex-formandos que colocaram os seus trabalhos à venda na internet. O Ministério Público está a investigar.
-
A ANQ é o organismo responsável pela coordenação e gestão da rede de Centros Novas Oportunidades, entidades que surgiram após o lançamento, no final de 2005, do programa Novas Oportunidades. Este programa tem como objectivo "dar a todos os que entraram no mercado de trabalho sem qualificações uma nova oportunidade de melhorarem as suas habilitações ou verem reconhecidas as competências que adquiriram ao longo da vida". Na prática, e no final do processo de certificação, são atribuídos aos inscritos diplomas de conclusão do 9.o ou do 12.o anos. A avaliação é feita através de um Portefólio Reflexivo de Aprendizagem do candidato certificado, que se traduz - segundo a tutela - numa colecção de documentos vários (de natureza textual ou não) que revela o desenvolvimento e o progresso na aprendizagem.
-
Durante as visitas de acompanhamento feitas pelas ANQ em 2009, onde foram analisados Portefólios Reflexivos de Aprendizagem desenvolvidos por candidatos já certificados, foi "constatado, por vezes, existirem portefólios que integram textos (i. e. trabalhos) retirados integralmente da internet" e que serviram para a certificação dos candidatos, pode ler--se no documento enviado pela agência aos centros.
-
Notas do Papa Açordas: Parece que o sr.Sócrates quer implementar entre os portugueses uma qualidade de ensino igual à sua... Só assim se explicam as desastradas Novas Oportunidades em que, se os alunos eram analfabetos, analfabetos continuarão...
-

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Terremoto glacial

EFE
-
Un equipo internacional dirigido por investigadores del Consejo Superior de Investigaciones Científicas de España ha descubierto que los glaciares aumentan bruscamente su velocidad después de un terremoto glacial.(20minutos.es)
-

terça-feira, 17 de agosto de 2010

França começa a repatriar ciganos na quinta-feira

-
As primeiras repatriações de pessoas de etnia cigana em situação irregular em França terão lugar na quinta-feira, anunciou hoje o ministro francês do Interior, Brice Hortefeux.
-
Cerca de 700 pessoas de etnia cigana que se encontram em situação ilegal em França vão ser repatriadas para os seus países de origem – na maioria dos casos Bulgária e Roménia – nos próximos dias 19 e 26 de agosto.
-
Um terceiro voo de repatriação está previsto para "finais de setembro", precisou Brice Hortefeux, que também adiantou que as autoridades francesas já levantaram cerca de 51 acampamentos ciganos ilegais nas últimas semanas em toda a França.
-
"Ao todo existem cerca de 700 ciganos que serão acompanhados de volta aos seus países até o final deste mês", disse o ministro do Interior francês à imprensa.
-
"Não se trata de estigmatizar uma comunidade, mas sim de fazer respeitar a lei", reiterou Brice Hortefeux.
-
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, ordenou, em julho, a expulsão dos imigrantes ilegais ciganos e o desmantelamento dos seus acampamentos. Na mira das autoridades francesas estão cerca de 300 acampamentos clandestinos.
-
Notas do Papa Açordas: Sem correr o risco de me tornar racista ou xenófobo, apoio inteiramente esta medida do Presidente Sarkozy. Se o governo português procedesse de igual modo, baixava o gasto com o Rendimento Social de Inserção e a criminalidade, especialmente, furtos e roubos.
-

'Zona Cero'

EFE / JOE WOOLHEAD / SILVERSTEIN PROPERTIES
-
Fotografía de archivo facilitada por Silverstein Properties, fechada el 3 de agosto de 2010, que muestra el progreso de la construcción de edificios en la 'zona cero' en Nueva York, Estados Unidos.(20minutos.es)
-

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PS e PSD - zangam-se as comadres...

PS e PSD regressam à troca de acusações. Orçamento vai ser o teste definitivo
-
Ameaça de chumbo ao Orçamento leva PS a acusar Passos Coelho de "irresponsabilidade total"
-
A tradicional rentrée política surgiu este ano com novo look: apareceu travestida de rentrée da crise política. O primeiro discurso de Passos Coelho após as férias, no encerramento da Festa do Pontal, deixou bem visível um cenário de eleições antecipadas com contornos cada vez mais nítidos entre os sociais-democratas. A possível inviabilização do Orçamento do Estado para 2011 (OE) foi o tema forte de um regresso em que o presidente do PSD aproveitou para lançar o repto ao governo: que "devolva o voto aos portugueses", se não conseguir deixar de se "comportar como se fosse um governo de gestão". A interpretação socialista a estas palavras chegou horas depois, pela voz do deputado Vitalino Canas: "É uma irresponsabilidade total", disse, corporizando o extremar do braço-de-ferro entre PS e PSD logo nas primeiras horas do regresso ao debate político.
-
"É a primeira vez que Pedro Passos Coelho é tão claro no seu discurso ao abrir esta possibilidade de crise política, associando essa crise à não aprovação do OE e dizendo aos portugueses que o PSD está disponível para que essa crise política possa existir", reagiu o dirigente socialista em declarações à agência Lusa.
-
Numa curta conversa com os jornalistas após o seu discurso em Quarteira, o presidente do PSD chegou mesmo a recordar ao governo que, se sentisse não ter condições para governar, poderia apresentar a sua demissão ao Presidente da República até ao dia 9 de Setembro, data- -limite para uma eventual dissolução da Assembleia da República antes das eleições presidenciais agendadas para Janeiro de 2011. "Não é um ultimato", garantiu Passos Coelho. "Os portugueses precisam é de saber com o que contar."
-
Notas do Papa Açordas: Qualquer governo que possa vir agora, certamente que é melhor que o actual... O (des)govberno de Sócrates arrasta-se, penosamente, pelos corredores dos gabinetes, sem cura possível para tanta asneira... Venham, pois, as eleições antecipadas... e, o Diabo que escolha!...
-

domingo, 15 de agosto de 2010

Moto calcinada

Maxim Shipenkov / EFE
-
Motocicleta calcinada por los incendios en el pueblo de Kriusha, gravemente dañado por el fuego, en la región de Riazán (Rusia). El presidente de Rusia, Dmitri Medvédev, ha levantado este jueves el estado de emergencia en tres de las siete regiones del país en las que fue implantada la medida a causa de los incendios forestales. (20minutos.es)
-

sábado, 14 de agosto de 2010

E por que não "privatizar" os terrenos do Estado?

-
Joana Amorim
-
O ministro da Agricultura deu um tiro no próprio pé ao defender
a expropriação de terrenos abandonados. É que, só neste ano,
o Estado foi autuado 99 vezes por falta de limpeza das matas.
-
O ministro da Agricultura - que, para quem possa andar mais
distraído, tutela a floresta nacional - decidiu dar um tiro no
próprio pé, ao admitir que o Estado poderá tomar conta de
terrenos privados quando comprovados comportamentos de
negligência e de abandono.
-
Se conhecesse os dados do Serviço de Protecção da Natureza
e Ambiente da GNR teria, quero acreditar, sido mais contido. É
que, só neste ano, o Estado foi autuado 99 vezes por falta de
limpeza nas redes viária, ferroviária e de transporte de energia
eléctrica.
-
À luz do raciocínio de António Serrano, podiam agora os
proprietários reivindicar os terrenos estatais. Ao que acresce
ainda o facto de a Peneda-Gerês - único parque nacional do país
- e o Parque Natural da Serra da Estrela continuarem a arder.
Cálculos do "Diário de Notícias" mostram, aliás, que neste ano
já arderam 18 mil hectares de floresta protegida, o equivalente
ao registado em 2005, ano "horribilis" em matéria de fogos. E,
como sabemos, a responsabilidade máxima das referidas áreas
é do Estado.
-
Outro dado que comprova o abandono da nossa floresta é o grau
de execução de fundos comunitários. Da torneira de 442 milhões
de euros para acções direccionadas para a floresta, o Estado
distribuiu uns míseros 0,4%. O Ministério reconhece o baixo ritmo
de aprovação, mas revela que todas as candidaturas de 2008 e
2009 foram concluídas em Junho passado, duplicando a taxa de
execução do ProDeR - Programa de De-senvolvimento Rural.
É caso para perguntar: o que andou Jaime Silva a fazer?
-
Servem estes números para demonstrar que o Estado não se
pode desresponsabilizar nestas matérias. Nem a sociedade
portuguesa no seu todo. À nossa floresta falta, sobretudo,
fiscalização. Não são precisas mais leis. Os Planos Regionais
de Ordenamento Florestal e as Zonas de Intervenção Florestal
são excelentes meios de gestão e ordenamento da floresta. Há é
que pô-los no terreno. Tirá-los do papel.
-
E desbloquear as verbas. Porque nem todos podem dar-se ao
luxo de pagar entre 500 e 1000 euros para limpar um hectare
de terra, num país no qual a área florestal ultrapassa os 3,3
milhões de hectares.(Jornal de Notícias - Joana Amorim)
-

Escultura de Caballo Loco

Mike Nelson / EFE
-
Un helicóptero que transporta turistas sobrevuela la montaña-monumento en honor a Caballo Loco que está siendo esculpida en el granito de la montaña Thunder cerca de Custer, Dakota del Sur (EE.UU.). La monumental empresa, originalmente ideada por el artista y escultor polacoamericano Korczak Ziokowski y que empezó a construirse en 1948, podría ser la escultura más grande del mundo con 195 metros de ancho y 172 de alto cuando esté terminada. La cabeza de Caballo Loco mide 27 metros de altura. En comparación, las caras de los presidentes de Estados Unidos modeladas en el monte Rushmore son de 18 metros. Ziokowski con la aprobación del jefe Oso Parado y otros nativos planificaron no sólo un monumento indígena sino un centro cultural y educativo que actualmente incluye el Museo Indio de Norteamérica y el Centro Cultural de los Nativos Americanos.(20minutos.es)
-

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Incêndios: "O Estado é o pior proprietário"

-
O ministro da Agricultura sugeriu retirar terrenos a privados para combater abandono. Mal esperou pela resposta: "O Estado seria o primeiro a ser expropriado"
-
Uma "gafe de Verão", um fait-divers, uma ideia "no calor dos fogos." A hipótese avançada pelo ministro da Agricultura de retirar terrenos a privados para combater o abandono da floresta só lançou mais achas para a fogueira.
-
Fonte oficial do Ministério da Agricultura (MADRP) disse ao i que as declarações de António Serrano são apenas uma proposta de solução, que será ponderada na fase de avaliação do período de incêndios, de onde sairão "medidas correctivas.
-
"A ideia de uma expropriação é chumbada pelos partidos da oposição e pelas associações de produtores. Jorge Moreira, vice-presidente do PSD, considerou-a uma manobra de diversão quando "seria expectável que o governo se concentrasse no essencial que é o combate mais eficiente à floresta e promovesse todos os mecanismos de detecção e vigilância." Já o líder do CDS-PP Paulo Portas falou de um "PREC mental."
-
As críticas prosseguem entre produtores: "Se isto fosse para a frente, o Estado seria o primeiro a ser expropriado", disse ao i Pedro Serra Ramos, da direcção da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente. (ANEFA). "Não há um concurso público para limpeza da mata do Estado há quatro anos", garante o dirigente. Por outro lado, aponta também Serra Ramos, o cadastro nacional de proprietários, previsto no plano de 2006, ainda não arrancou, pelo que não se saberia sequer por onde começar a redistribuir os 87% de floresta privada do país, dos quais apenas 10% serão zonas com algum tipo de intervenção florestal. Para Hugo Jóia, secretário-geral da rede de produtores Fórum Florestal, a ideia também não faz sentido. "O Estado é o pior proprietário que existe. Não faz qualquer sentido pensar que teria capacidade financeira para resolver tudo." Uma solução: "Discriminar positivamente quem cumpre.
-
"Mas o dossiê floresta pode tornar-se ainda mais pesado, garantem os produtores. "Com a falta de plantação, as pragas e os incêndios, temos a floresta a caminhar para o abismo", diz Pedro Serra Ramos. Segundo a ANEFA, o país está perto de atingir um défice em madeira, com a produção de eucalipto a servir de exemplo. "Produzimos 4,6 milhões de metros cúbicos por ano e estamos a consumir sete milhões, com árvores que ainda não estão na idade de abate." Se começar a faltar, ir buscá-la a Espanha ou à América Latina pode ser 2,5 vezes mais caro, além de poder não existir em quantidade suficiente para as necessidades, diz Serra Ramos.
-
Notas do Papa Açordas: Este, além de ser alentejano, é completamente maluco... Aliás, é para não destoar muito do resto do governo...
-

Mujeres futbolistas de Irán

Stephen Morrison /EFE
-
Las jugadoras la selección femenina de Irán se animan tras perder frente a Turquía durante el partido de fútbol femenino, grupo A, de los Juegos Olímpicos de la Juventud (YOG), disputado en Singapur(20minutos.es)
-

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Faro: Governadora Civil reúne com FDO Construções que bloqueou Crowne Plaza de Vilamoura

-
Faro, 11 Ago (Lusa) -- O Governo Civil de Faro e o Turismo de Algarve reuniram hoje com a administração da empresa FDO Construções que terça feira bloqueou com camiões o Hotel Crowne Plaza em Vilamoura, acusando aquela unidade turística de abrir ao público sem licença.
-
Em declarações à Lusa, a governadora civil de Faro, Isilda Gomes, admitiu ter reunido hoje com dois representantes da empresa FDO Construções para "tomar conhecimento do litígio entre duas empresas privadas" porque está preocupada com a "imagem turística e económica do Algarve".
-
"Não queremos que a imagem do Algarve seja beliscada com este problema e por isso decidimos reunir para termos conhecimento do que está a acontecer", explicou Isilda Gomes.(
Expresso)
--
Notas do Papa Açordas: É muita engraçada esta governadora!... Enquanto espera ser colocada na adninistração do Hospital do Barlavento vai dando uns bitaites... É a prova mais que provada que os governadores civis valem tanto como ZERO... Preocupa-se com a imagem do Algarve, mas não se preocupa pelo facto do Hotel estar a funcionar sem licenciamento...
-

Niña anciana

Paolo Aguilar / EFE
-
Mariella, una niña de 7 años que padece la enfermedad de la progeria o vejez prematura, juega con una muñeca en su humilde casa en el distrito Villa El Salvador en Lima, Perú (20minutos.es)
-

Partido Socrático expulsa Narciso e mais de cem militantes

-
Comissão Nacional de Jurisdição do Partido Socialista
Narciso Miranda e mais de uma centena de militantes com ordem de expulsão do PS

-
Processo abrange todos os que se candidataram contra listas do partido nos distritos do Porto, Coimbra e Bragança.
-
Ordem de expulsão. Ao fim de 30 anos de militância, Narciso Miranda terá de abandonar as fileiras do PS, assim como mais de cem militantes que nas últimas eleições autárquicas encabeçaram ou integraram listas opositoras às do partido para assembleias de freguesia ou órgãos das câmaras municipais.
-
A deliberação foi votada pela Comissão Nacional de Jurisdição do PS, numa reunião que decorreu na quinta-feira da semana passada e que deu por concluídos os processos disciplinares instaurados pelas estruturas de jurisdição distrital do Porto, Coimbra e Bragança.
-
"Se isso aconteceu, é uma atitude kafkiana, para não dizer estalinista", reagiu Narciso Miranda, garantindo nunca "ter sido ouvido nem notificado para nada". E promete luta: "Se isso aconteceu, o passo seguinte é o recurso para os tribunais civis. Mas eu não acredito que seja verdade", declarou o ex-presidente da Câmara de Matosinhos. Ao que o PÚBLICO apurou, durante o processo de inquérito todos os militantes abrangidos por esta decisão receberam nota de culpa com prazos para apresentarem a sua defesa. As notificações foram sempre remetidas para as moradas constantes dos ficheiros do partido, mas Narciso alega que nunca as recebeu.
-
Em rota de colisão com o PS, que não acolheu a sua pretensão de se candidatar à presidência da autarquia matosinhense após o interregno de um mandato, Narciso Miranda decidiu desafiar obediências e candidatou-se à frente do movimento Matosinhos Sempre, acompanhado de dezenas de militantes socialistas. Perdeu para o militante socialista Guilherme Pinto, que ganhou um segundo mandato com maioria relativa. Narciso passou à oposição. O PÚBLICO apurou que, destes cem casos de expulsão, cerca de 80 são relativos a militantes da concelhia de Matosinhos.
-
Notas do Papa Açordas: O último militante do verdadeiro PS a ser expulso, faça o favor de, ao sair, apagar a luz e fechar a porta... É uma vergonha... O partido socrático tem dois pesos e duas medidas... Veja-se o caso de Manuel Alegre e este actual,,, Não haverá aí um militantes que seja capaz de expulsar sócrates?...
-

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Arrecife hecho de tanques

Abdullah Wangni / EFE
-
Personal tailandés lanza al mar un tanque de fabricación china T69-2 en la provincia de Narathiwat, sur de Tailandia. El ejército tailandés lanzó veinticinco tanques T69-2 comprados a China en 1987 al Golfo de Tailandia para crear un arrecife artificial que forma parte de un proyecto iniciado por la reina Sirikit que tiene como fin mejorar el ecosistema marino e incrementar el número de peces en la zona. (20minutos.es)
-

Lista mensal de Aposentados e Reformados da CGA - mês de SETEMBRO 2010

-
» Lista mensal de Aposentados e Reformados:
-
Setembro 2010 (PDF)
-
Aviso n.º 15815/2010, D.R. n.º 153, 2.ª Série, de 2010-08-09.

-

domingo, 8 de agosto de 2010

Recuerdo bomba atómica Hiroshima

Kimamasa Mayama / EFE
-
Varias personas colocan farolillos iluminados con velas en el río Motoyasu durante una ceremonia de recuerdo de las víctimas de la bomba atómica lanzada por Estados Unidos en 1945, en Hiroshima (Japón), coincidiendo con el 65 aniversario de los hechos. Al fondo, el museo en recuerdo de la catástrofe, el único edificio que se mantuvo en pie tras la explosión.(20minutos.es)
-

sábado, 7 de agosto de 2010

STR / EFE
-
Un hombre se sienta en la bañera que había en su casa arrasada por el fuego, en el pueblo de Kriusha, a unos 270 kilómetros al sureste de Moscú (Rusia). El número de incendios forestales en Rusia se ha reducido ligeramente en las últimas horas, pero aún superan los 500. La densa nube de humo que aún cubre la capital rusa ha obligado a cancelar decenas de vuelos debido a la falta de visibilidad. (20minutos.es)
-

Freeport: DCIAP recusou o processo porque não falava em José Sócrates

-
Lei diz que cabem ao DCIAP as investigações complexas e dispersas
Freeport: DCIAP recusou o processo porque não falava em José Sócrates

-
Mais de três anos antes de ter atribuído a direcção das investigações do caso Freeport a dois procuradores especializados em criminalidade económico-financeira, a directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida, recusou uma proposta da direcção da Polícia Judicária (PJ) para chamar a si a condução do inquérito. Este facto não é novo, mas já o é a circunstância de a directora do DCIAP relacionar a decisão de não avocar o processo com a inexistência nos autos de "qualquer referência ao nome de José Sócrates ou de sua mãe".
-
Autora de um documento de 39 páginas, datado de Março de 2009, em que resume as diligências efectuadas pelos investigadores desde a abertura do inquérito, em Fevereiro de 2005, Cândida Almeida deixa transparecer a tensão que já então se vivia entre ela e a PJ, a propósito daquele caso, mas nunca critica abertamente o trabalho feito, nem o seu ritmo.
-
Nos comentários que faz naquele documento, à margem das sínteses dos principais passos da investigação, dá conta das escassas intervenções de coordenação que ela própria teve no inquérito, justificando por duas vezes a não avocação do processo antes do Verão de 2007, deixando-o à responsabilidade do Ministério Público do Montijo e da PJ de Setúbal.
-
Nos termos da lei (Estatuto do Ministério Público), compete ao DCIAP "coordenar a direcção da investigação" em casos, nomeadamente, de corrupção e outros crimes económicos. Mas cabe-lhe "dirigir o inquérito e exercer a acção penal" quando estão em causa suspeitas da prática desses crimes que envolvam diferentes distritos judiciais (Lisboa, Porto, Évora e Coimbra). Outra das situações em que lhe cabe a direcção do inquérito, devido à sua especificidade e aos meios de que dispõe, prende-se com a "especial complexidade" das investigações. Em nenhum lado se fala nas funções desempenhadas pelos indiciados como factor determinante da intervenção daquele departamento, directamente dependente do procurador-geral da República.
-
Notas do Papa Açordas: Não há dúvida que, quando estas pessoas largarem os tachos a que, desesperadamente, estão agarrados, outros surgirão pela mão do Partido Socrático... Mas, os cálculos podem sair furados... Atenção Cândinha e Pintinho...
-

Número de gestores públicos cresceu 19% desde 2007

-
Crescimento é em parte explicado pela transformação de hospitais em empresas, mas também foram criadas novas sociedades
-
O número de empresas públicas cresceu 20% nos últimos três anos, o que corresponde a mais 16 novas entidades, entre sociedades anónimas e entidades públicas empresariais. Mais significativa foi a subida no número de gestores. Entre 2007 e 2009, os administradores públicos passaram de 377 para 448, o que representa mais 71 administradores ou um aumento de 19% em três anos.
-
Consequentemente, os encargos com as remunerações destes gestores saltaram de 26,8 milhões de euros em 2007 para 32 milhões de euros o ano passado, uma subida de 19,4%, no entanto acompanhada de uma redução do valor médio pago por administração, de 349 mil euros/ano para 344 mil euros.
-
Estes dados constam dos últimos dois relatórios de governo de sociedade das empresas públicas divulgados pelo Ministério das Finanças.
-
Parte importante da expansão do sector empresarial é explicada pela transformação em empresas públicas da maioria dos hospitais, um movimento que se iniciou com o governo PSD/CDS e foi continuado pelos executivos de José Sócrates. Só que também é preciso considerar que houve concentração de hospitais em novos grupos, o que contrabalançou esta tendência.
-
Nos últimos três anos foram também criadas novas empresas públicas em vários sectores. Parque Escolar, Frente Tejo, Arco Ribeirinho Sul, EMA (meios aéreos), SIEV (matrícula electrónica), Agência Nacional de Compras, várias sociedades Polis e as empresas de cultura - OPART (Teatro de São Carlos e Companhia de Bailado) e Teatro Nacional de São João - são as principais novas sociedades.
-
Notas do Papa Açordas: Ah, grande Sócrates!... O país na bancarrota, e continua a criar tachos para o seus boys... Não podemos continuar a permitir tal escandaleira...
-

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Freeport: Afinal, D.Cândida não autorizou audição a Sócrates...

-
Caso Freeport
Afinal, os procuradores pediram para ouvir Sócrates, mas a autorização não chegou

-
Procurador-geral tem repetido que os investigadores "ouviram quem quiseram, como quiseram e onde quiseram". Os autos mostram que não foi exactamente isso que se passou.
-
Vítor Magalhães e Paes de Faria, os procuradores responsáveis pela investigação do caso Freeport desde Outubro de 2008, pediram formalmente, no dia 12 de Julho, para ouvir o primeiro-ministro e o ministro da Presidência por escrito. O pedido foi dirigido à sua superior imediata, a directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida, e foi acompanhado dos questionários dirigidos a Sócrates e Pedro Silva Pereira, bem como dos respectivos anexos documentais. A resposta não consta dos autos, mas, como se sabe, os procuradores escreveram no despacho final que a fixação do prazo de 25 de Julho, para concluir o inquérito, inviabilizou a realização daquelas e doutras diligências.
-
O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, disse nos últimos dias, em comunicado e numa entrevista ao Diário de Notícias, que os investigadores ouviram quem quiseram, sem quaisquer restrições. Os autos do processo - que deixaram de estar em segredo de justiça no dia 27 - evidenciam, contudo, que os procuradores, três semanas depois de terem recebido, a 21 de Junho, o relatório final da Polícia Judiciária (PJ), com 535 páginas, e quando ainda aguardavam resposta a quatro cartas rogatórias dirigidas a autoridades estrangeiras, pediram para ouvir Sócrates e Silva Pereira. E que não lhes foram criadas condições para que isso acontecesse.
-
Notas do Papa Açordas: Só podemos concluir que o sr. Pinto e a D.Cândida tudo fizeram para ilibar Sócrates... Coitados, estavam a defender os seus tachos...
-

Cúpula de la Bomba Atómica en Hiroshima

EFE
-
Cúpula de la Bomba Atómica en Hiroshima (Japón). En la fotografía superior se muestra cómo quedó el edificio, que estaba situado a solo 160 metros del epicentro de la explosión de la bomba atómica. Fue el único edificio de Hiroshima que quedó en pie tras el ataque nuclear, y que ahora sirve de Museo de la memoria de la tragedia (fotos inferiores). Ban Ki-moon ha sido el primer secretario general de la ONU en asistir a una ceremonia de aniversario del lanzamiento de la bomba atómica en Hiroshima. El avión Enola Gay lanzó la bomba atómica sobre Hiroshima el 6 de agosto de 1945 lo que causó la muerte de decenas de miles de personas en segundos. A finales de ese año, 140.000 personas murieron a consecuencia de los efectos de la radiación. El 9 de agosto de 1945 una segunda bomba atómica estalló en Nagasaki lo que causó la muerte de más de 73.000 personas. (20minutos.es)
-

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sintra. Presos em greve de fome querem Playstation


-
Mais de 100 reclusos do Estabelecimento Prisional de Sintra reclamam há quatro dias melhor comida e acesso à Playstation 2
-
Estão em greve de fome desde a última segunda-feira. Mais de 100 reclusos do Estabelecimento Prisional de Sintra reclamam, há quatro dias, melhor alimentação e uma actualização do regulamento da prisão, que actualmente só permite o acesso à Playstation original. Os 120 reclusos têm recusado todas as refeições desde o início da semana porque pretendem usufruir de um modelo mais recente, a Playstation 2. Fonte ligada ao estabelecimento explicou ao i que os detidos reivindicam este modelo por permitir "outras funcionalidades, nomeadamente ver filmes".
-
Actualmente, o regulamento da Prisão de Sintra prevê que os detidos possam ter duas Playstation originais em cada cela, onde coabitam três presos. As regras permitem também que os reclusos possam usufruir de televisão e rádio, desde que os aparelhos cumpram determinados limites em em termos de dimensão.
-
No que toca às refeições, os reclusos queixam-se de má alimentação. "Em tempos de crise tem de se cortar nas despesas [com a comida], mas mesmo assim não há nenhuma razão para protestarem", garante a mesma fonte.
-
Além das refeições principais, em Sintra os reclusos têm direito a uma ceia que inclui alimentos como iogurtes, queques, gelatina, fruta "e até gelados", exemplifica.
-
Notas do Papa Açordas: Também não querem o rabinho lavado com água de malvas? É impressionante como estes homens, depois de terem cometido os mais variados e hediondos crimes, ainda exigem todas as comodidades... A Lei terá de ser mais dura, não pode ser tão permissível... Aliás, deviam ser tratados tal qual trataram as suas vítimas...
-
-

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Freeport: Pinto já não chega a galo...

-
Magistrados reagem: "A hierarquia do Ministério Público está moribunda"
-
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público escreveu uma carta aberta ao procurador-geral da República. Em 26 pontos não poupa nas críticas a Pinto Monteiro e ao "seu" Ministério Público
-
Ao longo de cinco páginas, o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) desfia um longo rol de críticas, quase todas com um só destinatário o procurador-geral da República. O SMMP considera “moribunda” a hierarquia do Ministério Público (MP) e desafia o procurador geral da República (PGR) a explicar os poderes que reclama.
-
“A hierarquia do Ministério Público está moribunda. Não por falta de poderes, agora reforçados, mas da falta de capacidade para os exercer. Por mais que lhos confiram sempre lhe parecerão poucos”, lê-se numa carta aberta de cinco páginas do SMMP dirigida hoje a Pinto Monteiro.
-
E o SMMP lança um desafio a Pinto Monteiro: “De uma vez por todas, explique aos portugueses que poderes são esses que insistentemente reclama sem nunca nomear”.
-
No entender da direção do SMMP, Pinto Monteiro “é, de todos, o PGR com mais poderes na história da democracia” portuguesa e acusa-o de, desde o início do seu mandato, mostrar um “profundo desrespeito” pela estrutura sindical.
-
Notas do Papa Açordas: Já era tempo de alguém declarar guerra a este Procurador, e o SMMP teve essa coragem. Oxalá, consiga destronar este Pinto de má memória...
-

O "Allgarve" e o Algarve

-
Manuel António Pina
-
O presidente da Câmara de Loulé está preocupadíssimo com
o que se passa nos hospitais do 'Allgarve' (ou 'All-Garve' ou lá
como se chama a coisa): "Como é possível aceitar que um turista
alojado num hotel de 500 euros por noite vá para o corredor de
um hospital ou de uma enfermaria?". É, de facto, inaceitável. Tão
inaceitável que surpreende que turistas que pagam "500 euros
por noite" não possam pagar para serem assistidos em alguma
das seis unidades hospitalares privadas da região (quatro com
atendimento permanente) e vão parar a hospitais públicos
"tendencialmente gratuitos". Se o camarário de Loulé se
preocupasse mais com o Algarve e menos com o 'Allgarve'
talvez o incomodasse o "drama diário" (a expressão é de outro
presidente de Câmara, o de Alcoutim) daqueles que, louletanos
e algarvios em geral, não ganham num mês o que os tais turistas
gastam numa noite de hotel e que não só vão para macas nos
corredores como, depois de terem tido alta, muitas vezes ali
ficam ao abandono porque "as famílias não têm condições para
os acolher e os lares e as unidades de cuidados continuados
estão cheios".(Jornal de Notícias)
-

El reloj más alto del mundo

Saudi Press
-
Imagen del reloj del hotel más alto del mundo, con 577 metros de altura y 858 habitaciones, construido por el grupo saudí Bin Laden, antes de ponerlo a prueba de cara a la primera semana del mes sagrado del Ramadán, en Meca, Arabia Saudí. El reloj del hotel mide 40 metros, cinco veces más que el popular Big Ben de Londres, y es visible a 17 kilómetros de distancia. Sirve para anunciar las oraciones diarias del mundo musulmán. (20minutos.es)
-

Freeport: Pinto Monteiro conhecia despacho de acusação

-
Verão quente nas magistraturas: o sindicato vai argumentar a co-responsabilidade de Cândida Almeida e Pinto Monteiro no despacho Freeport
-
A directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e o procurador- geral da República (PGR) tiveram conhecimento do despacho dos procuradores Paes Faria e Vítor Magalhães antes da sua divulgação pública. Cândida Almeida concordou com o documento e, no seu despacho final, argumenta que ouvir Sócrates, como pretendiam os procuradores, seria inútil.
-
"Concedendo-se o interesse na inquirição de Sua Excelência, o senhor primeiro-ministro, e do senhor ministro de Estado e da Presidência [Pedro Silva Pereira], à data dos factos ministro do Ambiente e secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, respectivamente, certo é que das suas respostas eventualmente obtidas não resultariam alterações de fundo aos juízos indiciários, próprios desta fase, que subjazem ao despacho de arquivamento e de acusação ora deduzidos", escreve no despacho final a directora do DCIAP, acrescentando que na véspera - dia 26 de Julho - já tinha comunicado a Pinto Monteiro o teor do despacho final. "Confirmando a minha informação telefónica, de ontem, a Sua Excelência, o procurador-geral da República, sobre o teor do despacho final proferido pelo Ministério Público nestes autos, remete-se-lhe cópia do mesmo, em confidencial e com nota de urgente".
-
No próprio dia 27 de Julho, a directora do DCIAP emite uma nota pública onde dá por decidido "o arquivamento pelos crimes de corrupção - activa e passiva - tráfico de influência, branqueamento de capitais e financiamento ilegal de partidos políticos", a "extracção de certidões para continuação da investigação relativamente à prática de crime de fraude fiscal, a remeter à Direcção-Geral de Impostos".
-
Vai ser este conhecimento prévio pela hierarquia do conteúdo do despacho - no qual os procuradores Vítor Magalhães e Paes Faria incluem 27 perguntas que gostariam de ter feito ao primeiro-ministro, mas que não fizeram "por falta de tempo", que assentará a linha de defesa dos procuradores alvo de inquérito por parte do PGR.
-
Notas do Papa Açordas: Então, se a D.Cândida e o sr. Pinto Monteiro conheciam já o despacho dos procuradores, porquê essa admiração e indignação toda? Afinal, todas essas cenas, mais não são que um comportamento de virgem em lupanar... Tenham juízo!...
-