sábado, 3 de abril de 2010

EPC - É preciso "amaciar" o pêlo à malta...

-
Ministério desmente
Familiares denunciam agressões a reclusos de Coimbra depois de revolta

-
Vários familiares de reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra disseram hoje à Lusa que se verificaram casos de agressões dentro da cadeia depois da revolta verificada sexta-feira, por não ter sido autorizada uma saída precária a um preso.
-
Esta manhã, à saída da penitenciária de Coimbra, uma jovem de 21 anos, do Porto, disse que o seu namorado "foi agredido até chegar à cela com cacetadas, murros e pontapés por guardas encapuzados".
-
"Não pude estar com ele porque foi colocado de castigo, mas contou-me por telefone que tem os olhos, as costelas e os braços todos negros", disse a jovem, relatando ainda que "foram muitos presos para o castigo e outros transferidos da cadeia".
-
Segundo a rapariga, o namorado e outros detidos que "não tiveram tempo de entrar na cela" quando estas fecharam foram os agredidos.
-
Também o cunhado de um outro detido, que veio do Porto, referiu que "houve agressões e reclusos transferidos".
-
"O meu cunhado contou-me que, depois da intervenção do Grupo de Intervenção dos Serviços Prisionais (GISP), houve agressões, com reclusos mal tratados e de castigo", disse.
-
Estas versões contrariam a versão oficial do Ministério da Justiça que, sexta-feira à tarde, disse à agência Lusa que não houve actuação dos elementos do Grupo de Intervenção dos Serviços Prisionais que se deslocaram ao Estabelecimento Prisional de Coimbra.
-
Notas do Papa Açordas: Sendo esta prisão uma das de alta segurança existente em Portugal, é natural que esteja povoada pelo que de pior existe na sociedade portuguesa: violadores, assassinos, criminosos de alta estirpe... Não são, aquilo que pode chamar de delinquentes primários... Todos eles, certamente, já obtiveram a cátedra do crime... Logo, não é escândalo para ninguém que, de vez em quando, tenham o pêlo amaciado pelos guardas prisionais... Faz bem, e é melhor que alguma ginástica...
-

1 comentário:

Anónimo disse...

Aquelas que caem no chão, são perdidas...
Pica Pau