domingo, 4 de abril de 2010

EDP - António José Seguro destoa do resto do PS...

-
Remunerações atingiram 3,1 milhões
António José Seguro considera “obscenos” valores pagos ao presidente da EDP em 2009

-
O dirigente socialista António José Seguro considerou hoje “obscenos” os valores das remunerações referentes a 2009 pagas ao presidente executivo da EDP, António Mexia, que terão atingido 3,1 milhões de euros.
-
“Em fase de enormes dificuldades e de exigência de sacrifícios aos portugueses, é incompreensível como se atingem estes valores remuneratórios. É uma imoralidade!”, refere o ex-ministro de António Guterres e ex-líder parlamentar do PS, numa nota colocada hoje no seu site antoniojoseseguro.com .
-
Em declarações à agência Lusa, António José Seguro reiterou esta posição e observou ainda que a EDP é a empresa mais endividada do mercado de capitais português com 14,007 mil milhões de euros (mais 117 milhões do que em 2008).
-
De acordo com informação enviada pela EDP à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), António Mexia recebeu em 2009 mais de 1,9 milhões de euros em remunerações fixas, variáveis e prémios plurianuais, ou seja, 0,19 por cento dos 1,024 mil milhões de euros do lucro da eléctrica.
-
António Mexia recebeu, em 2009, 700 mil euros em salários fixos e 600 mil euros em remuneração variável (que varia segundo objectivos atingidos). A estes valores junta-se um prémio plurianual de mandato de 1,8 milhões de euros, que entra nas contas de 2009 e que corresponde a 600 mil euros por cada um dos três anos.
-
Notas do Papa Açordas: Como podem ler no texto, a EDP é a empresa mais endividada do mercado de capitais português com 14,007 mil milhões de euros e, mesmo assim, paga ao sr. Mexia uma fortuna... ora, se não fosse... António José Seguro tem muita razão ao afirmar que estas verbas são "obscenas"...
-

3 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

O gajo deve ser um génio da gestão! O Belmiro não o quererá para as empresas dele?

EcoTretas disse...

Gestão à Mexia é assim:
http://ecotretas.blogspot.com/2010/04/gestao-mexia.html
Ecotretas

Alex on bass disse...

A EDP esqueceu-se da sua missão enquanto empresa. A sua missão é a de fornecer energia à população portuguesa, é um serviço público, não uma empresa capitalista cuja missão é fornecer lucros enormes aos accionistas. É por isso que o governo tem que intervir e tomar medidas que protejam o cidadão do abuso da EDP e da falta de ética da sua missão enquanto agente empresarial contrário aos interesses do estado Português.