domingo, 28 de fevereiro de 2010

Somália: PAM proibida de fornecer alimentos

-
Shebab endurece posições
Fundamentalistas islâmicos proíbem a ONU de distribuir comida na Somália
-
A milícia islamista Shebab anunciou hoje ter “proibido” o Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, de actuar na Somália.
-
A Shebab, que controla a maior parte do Centro e do Sul daquele país do Corno de África, afirmou que a ajuda distribuída pelo PAM tem motivos políticos e não chega aos agricultores locais mais desfavorecidos.
-
“Dados os problemas causados pelos alimentos que o PAM distribui, o movimento dos Mujahedin Shebab proibiu as operações desta agência na Somália em geral, a começar de hoje”, disse o grupo, num comunicado.
-
O PAM deixou de actuar em Janeiro no Sul da Somália, anunciando ter suspendido a distribuição do auxílio depois de alguns meses de ataques e extorsões por parte de rebeldes ligados à rede terrorista Al-Qaeda.
-
A ONU declarou que a agência espera retomar o seu trabalho na área em Março ou Abril, acrescentando que a suspensão se verificou depois do período das colheitas, quando já havia alimentos suficientes. Entretanto, continuará a enviar comida para 1,8 milhões de somalis noutras regiões, incluindo Mogadíscio, a capital.
-
Notas do Papa Açordas: É incompreensível a posição dos fundamentalistas islâmicos ao proibir a ajuda do PAM... Não será altura de uma intervenção internacional para repôr a legalidade em todo o seu território, e acabar de vez com o terrorismo? Espero bem que sim!...
-

2 comentários:

Pata Negra disse...

O fundamentalismo é incompreensível ponto final. Quanto a nós, ocidentais ou outra coisa, é a altura de reconhecermos os erros da história, do colonialismo à guerra fria, e escolhermos os mais capazes e descompremetidos para encetar uma nova ordem internacional. A Somália é o extremo, Angola é a prova!
Um abraço negro

Kruzes Kanhoto disse...

O que mais me lixa é que ainda há quem tente justificar a actuação daqueles merdosos filhos de um porco!