terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dalai Lama - China insta Obama a não o receber...

-
Líder espiritual dos tibetanos chega aos Estados Unidos a 16 de Fevereiro
China insta Obama a não se encontrar com Dalai Lama

-
A China instou hoje o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a não se reunir em Washington com o Dalai Lama, conforme previsto.
-
O encontro com o líder espiritual dos tibetanos poderá “minar seriamente” as relações entre os dois países, avisa.
-
Numa longa conferência de imprensa, um dos responsáveis do Partido Comunista Chinês, Zhu Weigun, avisou que serão tomadas por Pequim “acções correspondentes” de retaliação para que os Estados Unidos “compreendam o erro”.
-
O eventual encontro “vai seguramente ameaçar a confiança e a cooperação entre a China e os Estados Unidos”, avaliou este responsável do regime de Pequim, que lidera as negociações com os tibetanos.
-
“Opomo-nos firmemente” insistiu, deixando já em estado de elevada tensão a visita de dez dias que o Dalai Lama inicia a 16 de Fevereiro aos Estados Unidos. Weigun fez o aviso um dia depois de terminada uma ronda de cinco dias de negociações entre a China e enviados do líder tibetano – o nono encontro desde 2002 – do qual não saiu, de resto, nenhum entendimento substancial.
-
Pequim recusa liminarmente fazer até mesmo a “mínima cedência” na soberania que exerce sobre o Tibete e as posições entre as duas partes sobre o estatuto da região “estão profundamente divididas”, reconheceria Weigun: “Já estamos habituados. Esta é a regra e não a excepção”.
-
Notas do Papa Açordas: Desde quando a China marca a agenda de Obama? É uma vergonha que, em pleno séc. XXI, a China ocupe um território que não é seu, e tente criar um murro de silêncio à luta do povo tibetano. Já assim aconteceu com o governo português, que acedeu, não tendo o mesmo sucesso com o governo alemão. A anexação do Tibete pela China é similar à anexação que a Indonésia queria fazer em Timor... A ONU, onde está?
-

1 comentário:

GMaciel disse...

O problema - e o que permite tal veleidade aos chineses - é que é a China que está a emprestar dinheiro aos EUA através da compra de títulos de dívida pública.

Vamos ver como é que o Obama se safa desta.