terça-feira, 18 de novembro de 2008

Agricultura: e quem pede contas ao sr. Jaime Silva?

-
Pinhal-bravo
Produtores e indústria juntam-se nas críticas ao ministério sobre o nemátodo

-
Associação e indústria acusam o Ministério da Agricultura de nada fazer para combater o nemátodo que ataca os pinheiros-bravo. Numa atitude inédita, associações de produtores florestais e da indústria papeleira juntaram-se para criticar o Ministério da Agricultura, acusado de inconsistência e inconsequência na luta contra o nemátodo que ataca os pinheiros-bravos.
-
As principais federações de associações florestais – União da Floresta Mediterrânica (Unac), Forestis, Fenafloresta e Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) – juntaram-se à Associação da Indústria Papeleira (Celpa) para reclamar do Governo uma efectiva acção contra o problema do nemátodo, um organismo que ataca os pinheiros bravos e que já se encontra disseminado pelo país.
-
“O insucesso da Nova Estratégia de Luta contra o Nemátodo da Madeira do Pinheiro, posta em prática pelo actual Governo a partir do início de 2006, consubstanciou-se no alastramento da doença a todo o pinhal-bravo português e converteu a acção governativa neste domínio no tipo de gestão política que lhe é tão característica: proclamam-se intenções, produzem-se documentos, anunciam-se acções futuras, negoceia-se com Bruxelas mas, como inevitavelmente mais tarde se constata, e apesar do agravamento da situação, pouco ou nada sucede no terreno”, acusam as associações.
-
Nota do Papa Açordas: Como já dissemos, o Sr.Jaime Silva, ministro da Agricultura, não passava de um funcionário amanuense da Comissão Europeia, pelo que, a sua colocação no lugar onde está, não passou de "fair-divers". Com a ânsia que o sr,Jaime teve em mandar tantos funcionários para os disponíveis, só podia dar nisto: falta de pessoal para resolver os verdadeiros problemas técnicos da agricultura. E quem vai pedir contas ao sr.Jaime?
-

Sem comentários: