segunda-feira, 15 de julho de 2013

Estado vendeu BPN por 40 milhões mas já deve 100 milhões ao comprador

-
O Estado vendeu o BNP ao BIC, por 40 milhões de euros, mas o comprador já enviou "faturas" de mais de 100 milhões ao vendedor, por compensações relacionadas com as contingências do acordo de privatização, assinado em março de 2012 por Maria Luís Albuquerque, a atual ministra das Finanças.

O Estado já deve ao BIC cerca de 100 milhões de euros, mais do dobro do que os 40 milhões que comprador pagou pelo BNP em março de 2012, noticia o jornal Público.

A verba é requerida no quadro da privatização do BPN, cujo contrato de execução prevê que o BIC Portugal se responsabilize por liquidar as contingências judiciais (ações instauradas contra o BPN por clientes e trabalhadores), mediante o compromisso de ser reembolsado pelo Estado depois, acrescenta aquele diário.

Segundo o Público, os 100 milhões agora reclamados constituem apenas uma pequena parcela das contingências relacionadas com o BPN, dado que a maior parte continua em contencioso. Uma primeira auditoria, parcial, encomendada pela CGD estimou em 600 milhões de euros as responsabilidades.

Notas do Papa Açordas:  Esta senhora se não existisse teria que ser inventada!... Tantas asneiras em tão pouco tempo de desgovernação é demais... Como diria o meu compadre: "Fogo na peça!..."

Sem comentários: