terça-feira, 23 de julho de 2013

Dívida aumenta 42 milhões ao dia

-
Portugal tem a terceira maior dívida pública em percentagem do PIB.

A dívida pública portuguesa é a terceira mais elevada da União Europeia, tendo-se agravado em cerca de 3800 milhões de euros no primeiro trimestre, ou seja, mais de 42 milhões por dia. Os dados foram divulgados ontem pelo Eurostat e mostram que só a Grécia e a Itália registam uma situação mais grave. 

Os dados do gabinete de estatística da União Europeia mostram que a dívida pública do País atingia 208,2 mil milhões de euros no primeiro trimestre. Este valor representa 127,2 por cento do PIB, ou seja, da riqueza produzida num ano no País. 

Portugal registou assim a sexta maior subida em toda a União Europeia, de acordo com a análise dos valores do Eurostat. 

Há um ano, ainda segundo os dados daquele gabinete europeu, a dívida pública nacional fixava-se em 112,3 por cento do PIB, cerca de 191 mil milhões de euros, tendo assim aumentado 17,3 mil milhões de euros no espaço de um ano. 

Além de Portugal, também os dois outros países sob assistência financeira internacional registaram agravamento da dívida. A Grécia chegou ao final do primeiro trimestre com uma dívida de 305,2 mil milhões de euros (160,5 por cento do PIB), enquanto a Irlanda chegou aos 204 mil milhões de euros (125,1% do PIB). 

Em contrapartida, a Alemanha – a economia de referência da União Europeia – conseguiu baixar o rácio da sua dívida pública em percentagem do PIB de 81,9 por cento (quarto trimestre de 2012) para 81,2 por cento (primeiro trimestre de 2013). 

Na Zona Euro, o rácio médio subiu de 90,6 por cento para 92,2 por cento.


Notas do Papa Açordas:  Não acham que é de dar os parabéns à tríade Passos-Portas-Gaspar? Conseguiram, pela negativa, resultados que mais nenhum político português conseguiria... Parabéns!...

Sem comentários: