sábado, 21 de maio de 2011

Morte de rapariga em "slide" leva ministério a suspender actividades do Dia da Defesa

-


O Ministério da Defesa determinou a suspensão das actividades do Dia da Defesa Nacional até à conclusão do inquérito à morte de uma rapariga ocorrida ontem no Regimento da Serra do Pilar, em Gaia.
Ana Rita, de 18 anos, caiu quando fazia slide de uma altura de quatro a cinco metros. Segundo o porta-voz do Exército, o tenente-coronel Hélder Perdigão, a rapariga ainda foi assistida no local pelo INEM antes de ser encaminhada para o Hospital de Santo António, no Porto, em "estado muito grave e com prognóstico reservado". Mas morreu pouco tempo depois.

"O Exército confirma o falecimento da cidadã Ana Rita dos Santos Silva Lucas que se encontrava a cumprir as obrigações decorrentes da lei, relativa à participação nas actividades decorrentes do Dia da Defesa Nacional, no Regimento de Artilharia n.º 5, em Vila Nova de Gaia", informou o Exército em comunicado. "Ela estava a fazer slide e o cabo partiu-se", disse o tenente-coronel Perdigão. O porta-voz do Exército português garante que "nunca" nenhum acidente do género tinha acontecido. O regimento da Serra do Pilar abriu um inquérito para apuramento das causas deste acidente.

A rapariga encontrava-se no quartel para cumprir a imposição legal aos jovens para que compareçam numa unidade militar no Dia da Defesa Nacional, no ano em que completam 18 anos de idade. O objectivo do Dia da Defesa é, segundo o tenente-coronel Perdigão, o "contacto com as actividades militares". Os desportos radicais, afirma, são "as actividades com mais apetência para os jovens". Os jovens são informados sobre o que fazem as forças armadas e têm também a possibilidade de desenvolver algumas actividades e usar uma torre do regimento para fazer escalada, rappel, slide e outras actividades similares. A presença obrigatória num quartel durante o Dia da Defesa Nacional foi instituída depois de o serviço militar passar de obrigatório a voluntário. Desde o ano passado, as raparigas são também obrigadas a comparecer.

Notas do Papa Açordas: Neste dia, preparaqdo para indicar aos mais jovens uma carreira militar, prepara-se antes a sua morte. Tudo isto, devido às medidas economicistas do sr.Sócrates!... Há quanto tempo o cabo devia de ter sido substituído?... Não o foi, por falta de verba?... O inquérito que esclareça...

-

Sem comentários: