sexta-feira, 12 de junho de 2009

Inflação: mais um mês a cair...

-
Combustíveis e bens alimentares influenciaram os preços
Inflação voltou a cair em Maio passado

-
Em Maio passado e pelo terceiro mês consecutivo, a inflação homóloga continuou a situar-se em valores negativos, segundo os valores hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística. Menos 1,2 por cento face ao mesmo mês de 2008 quando em Abril fora de menos 0,5 por cento.
-
Descontados os efeitos mais erráticos como a variação de preços da energia e dos bens alimentares não transformados, a inflação homóloga face ao mesmo período de 2008 ainda ficou em 0,5 por cento, quando em Abril fora de 0,9 por cento.
-
Mas a variação mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) continuou a registar igualmente uma queda e entrou em terreno negativo, o que poderá indiciar uma nova queda futura da inflação homóloga. Em Maio passado face a Abril foi de menos 0,2 por cento, quando no mês anterior a variação mensal foi ainda positiva – 0,2 por cento.
-
A contribuição mais negativa para a descida do Índice de Preços no Consumidor continuou a vir na classe dos transportes, o que reflectiu – segundo o INE – a evolução dos preços dos combustíveis face a Maio de 2008. Mas também é de realçar a contribuição da descida dos preços dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas. Já a contribuição para a subida dos preços veio dos preços dos restaurantes e dos hotéis, dos custos com a habitação, água, electricidade, gás.
-
Notas do Papa Açordas: Devemos agradecer ao sr. Sócrates todos estes indicadores da economia portuguesa. A deflação está perto...
-

3 comentários:

Anónimo disse...

Fui no dia 10 de Pinhal Novo / Palmela fazer compras a Badajoz.

Sem recorrer à inflação, mas apenas às taxas de IVA (4%, 7% e 16%), comprei 3 botijas de Butanos a 10,50 a garrafa.

No entanto o melhor dia da semana para fazer compras é ao Sábado. As bancas de peixe e carne estão muito bem abastecidas e com boa variedade.

Local: Carrefour - Carretera de Valerde - Badajoz.

A

Rui

PS1. Quem quiser passar por uma farmácia pode comprar uma caixa de 20 comprimidos de Ibuprofeno (Pensa) por 0,84 cêntimos.

PS2. Os electrodomésticos estão igualmente em SALDOS, com margens de 20 a 25% de desconto. Aproveitar para remodelar a cozinha a preço de saldo.

José Manuel Dias disse...

Para falar de economia é pressuposto que se saiba alguma coisa para não dizer disparates.

Anónimo disse...

Atendendo ao pragmatismo aconselhado por Cavaco quanto a custos, ..., as melhores opções ultrapassam fronteiras.

A

Rui