terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Função Pública - Conversações sem aumentos...

-
Governo inicia negociações de salários com a Função Pública sem margem para aumentos
-
A negociação geral anual na Administração Pública arranca hoje, com os salários dos funcionários do Estado sem margem para aumentos, segundo o Governo, apesar das reivindicações dos sindicatos.
-
Depois de um ano em que os salários dos funcionários públicos foram atualizados em 2,9 por cento, para 2010 o Executivo propôs o congelamento dos salários, num ano em que espera uma inflação de 0,8 por cento. Esta foi uma das decisões tomadas pela equipa do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, no âmbito das medidas de contenção da despesa pública propostas no Orçamento do Estado (OE) para este ano.
-
Para o Governo, no actual contexto, a Administração Pública deve assim "dar o exemplo" e prosseguir com uma política de "rigoroso" controlo dos gastos do Estado. "Não há margem para afectar recursos nacionais, dinheiro dos contribuintes, para estarmos a fazer um aumento salarial que neste momento não bate certo com a realidade que temos à nossa volta", sublinhou o secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos em declarações à Lusa.
-
O governante lembrou, no entanto, que além da proposta do Governo de congelamento salarial para 2010, em cima da mesa das negociações estarão mais "pelo menos 10 pontos", nomeadamente, a questão da revisão das carreiras, a avaliação do desempenho, a formação e a contratação coletiva. Indiferentes aos apelos de contenção do Executivo, os sindicatos da Função Pública consideram que os aumentos salariais para 2010 deverão situar-se entre os 2,5 por cento (proposta do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado) e os 4,5 por cento (proposta da Frente Comum) e já prometeram não cruzar os baixos.
-
Notas do Papa Açordas: Mantendo-se a teimosia do governo no congelamento dos salários da Função Pública, os sindicatos deviam de abandonar as negociações, pois estas, não são mais que uma conversa de surdos...
-

2 comentários:

Pata Negra disse...

Que raio de conversações são essas? Para que servem? Para humilhar!?

Joaquim Ferreira disse...

Aqui tem... Uma petição que valerá a pena... Basta que os portugueses queiram que seja uma realidade... Não há mais lugar para ataque aos vencimentos dos políticos se esta petição morrer pelo caminho. Chegou a HORA DA VERDADE... Vamos colocar os políticos AO SERVIÇO DO PAÍS e não a SERVIREM-SE DO PAÍS.! Leiam... Petição Por Políticos Mais Responsáveis.
Se é contribuinte neste país e sente-se "assaltado" ou simplesmente "escandalizado" com o que se paga como salário e ajudas aos políticos? Vamos colocar uma ordem nisto... Que os que servem o povo sejam reconhecidos pelo que fazem... avaliados e como tal, merecedores do que recebem... Está uma petição on-line disponível.
Aqui fica o link da Petição Por Políticos Mais Responsáveis.
Leia a petição até ao fim... olhem que vale a pena! Eu já a assinei...
Este é um assunto diferente do tratado. Mas creio que merece ser divulgado... Perdoem-me este pequeno abuso...
Não Calarei A Minha Voz... Até Que O Teclado Se Rompa !