quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Visto de fora, Portugal é moderadamente corrupto

-

Portugal caiu para o 33.º lugar no Índice de Percepção da Corrupção. Está pior do que há dez anos.
As promessas e as medidas de combate à corrupção não chegaram para, numa década, mudar a imagem que os investidores e os observadores internacionais têm do país, em termos de corrupção. Portugal está no 33.º lugar (em 176 países) no Índice de Percepção da Corrupção, ocupando, tal como há dez anos, uma posição relativa no ranking mundial que é divulgado nesta quarta-feira pela organização não-governamental Transparência Internacional (IT).
Em 2012, Portugal caiu um lugar em relação ao ano passado. De fora, é visto como um país moderadamente corrupto, ao lado do Butão e de Porto Rico. Em 2002, estava melhor, em 25.º lugar (num ranking com uma metodologia diferente) e com um peso também relativo a nível global.
Continua hoje distante dos países classificados como altamente corruptos (Somália, Coreia do Norte e Afeganistão). Continua perto dos mais transparentes (Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia). O problema é que “estabilizou no lugar dos piores da Europa” – preocupação sublinhada por Paulo Morais, correspondente da IT em Portugal, que nota o baixo desempenho a nível europeu.
Entre os países da União Europeia, Portugal está na 15.ª posição: melhor do que Itália e Grécia, mas atrás da Irlanda, Chipre e Espanha. Todos estão sob forte pressão da crise das dívidas, mas o ponto comum que os liga nesta fotografia é a percepção negativa que o exterior tem deles, o que se traduz num fraco desempenho no retrato europeu no ranking.
Notas do Papa Açordas: Com um desgoverno destes, era natural a corrupção subir...

Sem comentários: