domingo, 23 de dezembro de 2012

GNR mata a tiro patriarca de gang

-

José da Cunha Lopes, de 60 anos, já tinha estado preso por assaltos. Saiu da cadeia há cerca de dez anos e, desde então, não lhe era conhecido mais envolvimento no mundo do crime. Anteontem, ao final da tarde, decidiu, porém, com o namorado da filha e o irmão daquele, assaltar a ourivesaria Rubi Jóias, na Lixa, Felgueiras. Foi morto com dois tiros, na fuga, pela GNR. Já os dois cúmplices foram detidos e ficaram em prisão.
"Ele não podia estar bem para voltar a fazer uma coisa destas. Da última vez que o vi, disse-me que estava farto desta vida", disse ao CM um familiar. "Sei que ele estava a cometer um crime, mas não era preciso acabar assim", acrescentou.
O assalto ocorreu anteontem às 20h00. José Lopes – que residia em Mancelos, Amarante– e os dois cúmplices entraram encapuzados na ourivesaria e ameaçaram, armados, os dois funcionários e um cliente que se encontravam no estabelecimento. A GNR, que estaria do outro lado da rua a multar uma mulher, apercebeu--se e agiu de pronto. "Quando a GNR se aproximou, os assaltantes começaram a disparar. Só ouvia gritos", contou, ainda aterrorizada, uma testemunha. Um dos ladrões foi detido rapidamente e outro, que conseguiu fugir, ainda ferido a tiro numa perna, ter-se-á escondido num armazém do edifício, tendo sido detido mais tarde. O patriarca do gang, atingido com dois tiros, foi transportado para o hospital de Amarante, com hemorragias abundantes, onde acabou por morrer. O ouro roubado foi apreendido pela GNR.
O Comando Geral da GNR abriu entretanto um inquérito interno, de forma a apurar o que aconteceu e em que circunstâncias o ladrão foi baleado mortalmente. O caso passou para a alçada da PJ de Braga.(CM)
Notas do Papa Açordas:  Só tenho pena que não tivessem morrido os três meliantes. E, já agora, enterrem-no de pé, que é para ocupar menos espaço...


Sem comentários: