segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Reembolso IRS 2013: Prepare-se para receber menos do Estado, ou mesmo não receber nada

-
Contribuintes também terão uma redução significativa do salário que recebem por mês
 
Salários, imóveis, investimentos, nada escapou ao aumento de impostos em 2012 e essa redução vai ser visível no momento em que entregar a declaração de rendimentos no próximo ano.
 
Mais uma vez, a classe média vai ser a mais sacrificada e, como tal, é aquela que contribuiu mais para as receitas de IRS. Com o sucessivo aumento da carga fiscal nos últimos dois anos, a sua participação no bolo fiscal também tem aumentado e mais de 60% da receita relativa ao imposto sobre o rendimento das pessoas singulares vem dos bolsos das famílias com rendimentos médios.
 
Se o reembolso deste ano já foi curto, prepare-se para em 2013 ter um ainda menor, uma vez que quanto maior for o rendimento, menos despesas poderá deduzir. Aos contribuintes dos dois últimos escalões, nada é permitido deduzir à colecta. Em contrapartida, não existem limites para os dois primeiros escalões.
 
Mas na prática, também não serão beneficiados. Como os rendimentos dos contribuintes do primeiro escalão são muito baixos, estes nunca pagam imposto. Em regra, os do segundo também não, por causa das deduções automáticas devido à composição do agregado familiar.
 
Feitas as contas, se até aqui o contribuinte podia deduzir 30% dos encargos isentos de IVA ou sujeitos à taxa de 6% nas despesas de saúde, a partir deste ano, a percentagem desce para 10%.
 
Resultado: para uma despesa de mil euros, por exemplo, a dedução cai de 300 para 100 euros. É ainda criado um tecto máximo de 838,44 euros. Este limite só é aumentado se um agregado tiver três ou mais filhos, todos com despesas de saúde.
 
Notas do Papa Açordas: O  facto é que nós já nos habituámos a ser roubados... É só mais um assalto às nossas carteiras...
 

Sem comentários: