sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Novo líder da JSD quer acabar com saúde e educação gratuita para todos

-

JSD quer abrir debate sobre revisão da Constituição. “É hipócrita a tendencial gratuitidade da educação e da saúde”, escreve Hugo Soares
O futuro líder da JSD defende o fim da educação e da saúde tendencialmente gratuitas em Portugal. Estas é uma das ideias mais polémicas da moção “Cumprir Portugal”, que Hugo Soares – único candidato à liderança – vai levar ao congresso dos jovens social-democratas, que hoje começa em Fátima.
O candidato à liderança considera, no documento, que é “hipócrita e socialmente iníqua a tendencial gratuitidade da educação e da saúde, levando a que haja espaço para uma educação/saúde de primeira e de segunda”. “Pagando todos o mesmo, a afectação de recursos é feita de forma ineficiente. Quem tem mais tem de pagar mais, para podermos proteger aqueles que têm menos rendimento”, acrescenta, na moção, o próximo líder da JSD.
A proposta surge no âmbito do “debate da revisão constitucional” que os jovens social- -democratas querem lançar na sociedade portuguesa com urgência, sobretudo em relação às funções do Estado. Em declarações ao i, Hugo Soares sublinha que “acabou o tempo em que todos pagam o mesmo, independentemente dos seus rendimentos”, dizendo mesmo que não concebe “uma sociedade em que alguém que ganha 700 euros pague o mesmo que alguém que ganha 2 mil euros” pelo acesso a um serviço de saúde. O também deputado social-democrata admite, porém, que no caso da educação estes princípios se aplicam “sobretudo ao ensino superior e profissional”.
A possibilidade de acabar com o ensino gratuito provocou polémica quando, há duas semanas, o primeiro-ministro sugeriu, em entrevista à TVI, a introdução de propinas no ensino obrigatório. A confusão só terminou quando Passos Coelho garantiu que não tinha essa intenção. “O primeiro-ministro fez o que há muito tempo devia ter sido feito: suscitar o debate sobre quais devem ser as funções sociais do Estado”, refere Hugo Soares, numa altura em que o governo está a preparar um corte de 4 mil milhões de euros nas despesas do Estado. Os jovens social--democratas prometem bater- -se pela revisão da lei fundamental, já que, argumentam, é “inquestionável que os instrumentos políticos e financeiros, enquadrados na nossa Constituição não conferem resposta adequada aos problemas que o país enfrenta”.
Notas do Papa Açordas: É desta merda de jotas que o PSD vai recrutar os futuros políticos, tal como fez com o sr. dos Passos de Coelho... Podem limpar as mãos à parede!...

2 comentários:

Pata Negra disse...

Em Fátima!? Credo Nossa Senhora! Apaguem as velas! O diabo anda por lá!
Um abraço e manda lixar esses putos

Anónimo disse...

Just wish to say your article is as astounding.
The

clarity to your publish is just nice and that i can think you are

knowledgeable on this subject. Well with your permission

allow me to snatch your feed to stay up to date

with drawing close post. Thanks a million and please keep up the rewarding work.
Here is my web site Homepage des Autors besuchen