quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

EUA injectam mais dinheiro na economia para combater desemprego

-
Fed promete injectar, todos os meses, mais 45 mil milhões de dólares, através da compra de Obrigações do Tesouro.
 
Para contrariar a retoma frágil e animar o mercado de trabalho, a Reserva Federal norte-americana (Fed) tem-se mostrado disposta a agir para não deixar esmorecer a actividade económica nos Estados Unidos; esta quarta-feira, deu o passo em frente.
 
O comité que decide a política monetária deu luz verde para o banco central manter as taxas de juro de referência entre 0% e 0,25% enquanto a taxa de desemprego se mantiver acima de 6,5%.
 
A esta medida, que a agência Reuters classificou de imediato como uma acção sem precedentes, a autoridade monetária norte-americana acrescentou outra medida extraordinária: a injecção de mais dinheiro na economia.
 
Conhecidas estas decisões, que aceleraram os ganhos na bolsa nova-iorquina, o presidente da Fed, Ben Bernanke, falou em Washington para explicar o rumo da política monetária. Mas deixou um aviso à navegação: as medidas não compensam os efeitos económicos de um “precipício orçamental” se a Casa Branca e a oposição republicana não chegarem a acordo relação ao agravamento da carga fiscal e aos cortes na despesa.
 
Notas do Papa Açordas: E os norte americanos "apenas" têm uma taxa de inflação de 6,5%. E nós, que temos uma inflação real de mais de 20%, o que é que o "nosso" desgoverno fez? Apenas cria condições para um desemprego ainda maior!...

Sem comentários: