quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Ensitel cai no inferno das redes sociais

-
A empresa nega os factos e repudia a "campanha" movida contra si, que considera difamatória
-
A cadeia de electrónica Ensitel está debaixo de fogo na internet e enfrenta uma das piores crises de reputação de que há memória em Portugal, depois de alegadamente se ter recusado a trocar um telemóvel avariado que ainda estava dentro da garantia.
-
O caso recua a 2009 mas explodiu ontem nas redes sociais porque a consumidora em causa, Maria João Nogueira, recebeu uma citação do tribunal intimando-a a constituir advogado. Motivo: escreveu vários posts a contar a experiência com o telemóvel e foi contactada pelos advogados da Ensitel para que apagasse esses textos, pedido ao qual não acedeu. Agora diz que a Ensitel quer ir para tribunal e forçá-la a retirar os sete textos que explicam em pormenor a saga do Nokia E71.
-
O problema é que estamos na era das redes sociais e Maria João Nogueira é nada menos do que a coordenadora da equipa de blogues do Sapo, e uma das bloguistas mais conhecidas da internet nacional. Ou seja, a história tornou-se viral em poucas horas. A contenda do jonasnuts (nome do blogue de Maria João Nogueira) era o tópico mais partilhado na comunidade portuguesa no Twitter e a página da Ensitel no Facebook foi entupida de insultos. Vários sites reportaram a história e os links que apontam para o blogue de Maria João Nogueira multiplicaram-se.
-
Entretanto, algumas centenas de utilizadores do Facebook começaram a queixar-se de que tanto os links para o jonasnuts como os seus comentários na página da Ensitel estavam a ser apagados. A blogosfera imediatamente gritou "censura", a palavra espalhou-se rapidamente e os insultos passaram a ser às dezenas por minuto. A empresa, que sofreu um autêntico festival de enxovalho na internet, acabou por emitir um comunicado a meio da tarde de ontem.
-
Ler mais: www.jonasnuts.com.
-
Notas do Papa Açordas: Ainda bem que há pessoas que não se calam, e reclamam quando são enganadas. Só assim se pode alertar a comunidade e proceder de forma adequada. Como? Não adquirindo qualquer aparelho nesses fornecedores! Podem crer, que não interessam nem ao Menino Jesus!... Para mim, a Ensitel, morreu!...
-

1 comentário:

Mª João Nogueira disse...

Obrigada pela divulgação :)

Agora que tudo terminou, estou a fazer aquilo que não tive tempo de fazer durante aquele período mais quente; agradecer a quem, de alguma forma, colaborou para que o desfecho tivesse sido feliz (para mim, pelo menos).

Tendo em conta a data, além de agradecer, aproveito para desejar um excelente 2011 :)