quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

BPN. Conversas com Teixeira dos Santos vão ser registadas

-
Oposição acusa governo de se "furtar" a esclarecimentos há três meses. PS admite que caso BPN pode gerar "perplexidade"
-
A desconfiança está instalada. A Comissão de Orçamento e Finanças (COF) vai passar a registar por escrito todos os contactos informais que mantenha com Teixeira dos Santos a propósito do caso BPN.
-
Um requerimento do Bloco de Esquerda para uma audição com o ministro das Finanças foi aprovado no dia 15 de Setembro e a partir daí desencadearam-se contactos informais entre Teixeira dos Santos e o presidente da COF, o deputado social-democrata, Paulo Mota Pinto. O ministro adiou a vinda à Assembleia por questões de agenda que se prendiam com o debate do Orçamento do Estado e posteriormente propôs que viesse o secretário de Estado do Tesouro, Carlos Costa Pina, em seu lugar. A COF não aceitou e o ministro virá mesmo ao Parlamento no dia 11 de Janeiro.
-
"O governo recuou. Seria inadmissível se o ministro não viesse à Assembleia. Mas não podemos confiar e agora todos os contactos com o ministro passam a ser ''on the record''", afirma ao i o deputado do Bloco de Esquerda José Gusmão. O registo oficioso será válido para o caso BPN e outras "questões incómodas".
-
A oposição queixa-se da falta de respostas do ministro e tem receio que a data seja tardia, isto é, que o aumento de capital do BPN fique decidido antes da audição. "A atitude recente do ministro foi furtar-se a dar à Assembleia da República, de forma repetida, sucessiva e continuada, as explicações que são devidas", acusou o líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo. Os sociais-democratas não ficaram satisfeitos com a data e pretendem chamar o presidente do conselho de administração do BPN à Assembleia antes da vinda de Teixeira dos Santos.
-
Notas do Papa Açordas: O (des)governo e, em especial, Sócrates e Teixeira dos Santos, estão metidos no pântano do BPN até à raíz dos cabelos!... Agora, mandar um ajudante para os cornos do touro, não fica nada bem... Agora, passar a escrito todos os contactos informais, acho muito bem, pois essa gente do (des)governo, não são pessoas de bem!...
-

Sem comentários: