segunda-feira, 17 de maio de 2010

PS dificulta o trabalho da Comissão de Inquérito

-
Parlamento
PS ameaça com ilegalidade, mas escutas da Face Oculta podem "entrar" no relatório
-
Socialistas protestam por considerar inconstitucional a consulta das transcrições. PSD e PCP vão lê-las. Relator do inquérito admite que não vai poder ignorar informações dos deputados.
-
A caminho das duas da tarde de ontem, no final da segunda audição a Zeinal Bava, os trabalhos na comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao negócio PT/TVI resvalaram inesperadamente para uma querela constitucional em torno das escutas do processo Face Oculta.
-
Pode alguma informação constante nas escutas ser usada, mesmo indirectamente, no relatório? Nunca, diz o PS. Sim, diz o PSD. O relator da comissão de inquérito, João Semedo, do Bloco, partido que optou por não ir consultar os documentos, afirma que não poderá ignorá-las. A questão ameaça não ficar por aqui. Os socialistas, sabe o PÚBLICO, não fecham a porta a analisar a questão e avançar com outras iniciativas.
-
Os envelopes dos resumos das transcrições, enviados pelo Juízo de Instrução Criminal de Aveiro, chegaram à comissão no final da semana passada e embora só PCP e PSD tenham admitido consultá-los, poderão vir a ser tidos em conta na elaboração das conclusões finais da CPI, como admitiu o relator, João Semedo. O deputado considerou que, como relator, não poderá "deixar de atender" os contributos dos restantes deputados e que "todas as informações, seja qual for a sua origem", serão incluídas nas conclusões finais.
-
Notas do Papa Açordas: Os socráticos fazem tudo para dificultar a investigação deste processo. Primeiro, na constituição da Comissão de Inquérito, depois opondo-se à chamada de determinadas personalidades e, agora, dizendo que é inconstitucional a consulta das transcrições... Não há dúvida, protegem o chefe como autênticos cães de guarda...
-

Sem comentários: