quarta-feira, 19 de maio de 2010

PS - contra relatório sobre falta de liberdade de imprensa


Documento aprovado
PS diz que relatório sobre liberdade de imprensa “falsifica a realidade” e vota contra
-
O relatório da comissão de ética que diz que as condições do exercício da liberdade de imprensa em Portugal têm vindo a diminuir foi aprovado por todos os partidos da oposição, mas teve o voto contra do PS.
-
Na declaração lida no final da votação, o PS justifica o seu voto dizendo que o relatório, feito pela deputada comunista Rita Rato, ignora “o princípio basilar do contraditório” e “falsifica a realidade em aspectos essenciais”. Além disso, “não reflecte fidedignamente o que se passou no decorrer das audições realizadas e extrai conclusões indevidas e não sustentadas em factos provados”, leu o deputado João Serrano.
-
Os deputados socialistas acusam a oposição de ter privilegiado a propaganda em detrimento da “vontade de alcançar a verdade”: “A obsessão em atacar o Governo e o primeiro-ministro impediu a promoção de uma reflexão séria e isenta sobre as condições do exercício da liberdade de imprensa em Portugal.”
-
Mais: os outros partidos “instrumentalizaram grosseira e irresponsavelmente” a questão da liberdade de expressão e de imprensa “com o único intuito de atacar o Governo”, aponta o PS, que diz ainda que durante os trabalhos a oposição recorreu “à insinuação, à especulação gratuita e até à própria mentira”. E aponta o dedo ao PSD, partido que “pretendeu apenas instrumentalizar” a comissão e o trabalho dos deputados “com o único objectivo de promover a criação de uma comissão de inquérito” mesmo antes de avaliar os resultados das audições.
-
Notas do Papa Açordas: Quando o sr.Serrano for para a oposição com toda a sua vara, logo há-de ver a falta de liberdade de expressão e de imprensa que existe em Portugal, motivada pelo seu partido. Agora, como estão a viver à custa do Orçamento, votam contra!... Cobardes!
-

Sem comentários: