sexta-feira, 6 de novembro de 2009

"Face Oculta" em cima de Sócrates...

-
O caso Face Oculta pairou nas duas primeiras horas do debate que acabou por ter no combate à corrupção um dos pontos altos. Pairou até o deputado do PSD Pacheco Pereira ter questionado José Sócrates sobre a "responsabilidade política" na nomeação de administradores e gestores de empresas públicas.
-
Como acontece com José Penedos, o socialista que preside à REN, uma das empresas sob investigação neste caso. Foi "o momento" do debate sobre o programa do Governo no Parlamento, antes da pausa do almoço, e que levou a um duelo entre o deputado e o primeiro-ministro.
-
"A Assembleia não é a Quadratura do Círculo", avisou Sócrates, que acusou Pacheco de lançar "suspeições indevidas" a tudo e todos. Por "ressentimento político" causado pela derrota nas legislativas. E o primeiro-ministro deu sinais de irritação depois de ouvir o deputado dizer que o caso em que também está envolvido Armando Vara, ex-ministro socialista e administrador do BCP, não pode "apenas" ser visto no plano judicial, mas também do "plano político". O processo, afirmou Pacheco Pereira, revelou "uma rede tentacular em empresas públicas", que, em "última instância", são "responsabilidade" de ministros e secretários de Estado. Pelo que há "responsabilidade política nos governantes que fizeram as escolhas políticas". "E quando existem casos de corrupção que perturbam o funcionamento dessas empresas de forma sistemática e são estruturais há responsabilidade política", declarou.
-
Notas do Papa Açordas: Não há dúvidas que Pacheco Pereira encostou o licenciado mais original e famoso do País às boxes, ao confrontá-lo com o caso "Face Oculta"... Engasgou, engasgou, ficando muito perturbado... E as medidas contra a corrupção? Será agora que vão ter leis? E há vontade política?...
-

Sem comentários: