segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Direcção nacional da PSP acusada de pressionar a “caça à multa”

-
A Associação Sindical dos Profissionais de Policia (ASPP) acusa a direcção nacional da PSP de “exercer pressão” sobre os comandantes de esquadra para que o número de coimas e detenções seja utilizado para avaliar o desempenho dos polícias.
-
“O número de detenções e multas são factores para uma boa avaliação. Há pressão por parte da direcção nacional da PSP para os agentes fazerem autos e detenções quer no trânsito quer na parte criminal”, disse à agência Lusa o presidente da distrital de Lisboa da ASPP/PSP, José Mendes.
-
Segundo o responsável, “há esquadras no comando de Lisboa que criam tabelas associando o número dos agentes ao número de autos e detenções”. “Existe uma tentativa de associar o desempenho do agente ao número de detenções e autos. Os comandantes de esquadra falam de pressão das hierarquias”, acrescentou.
-
A agência Lusa teve acesso a estas tabelas, que consistem no registo do número de coimas e detenções afectas a cada agente, mecanismo que José Mendes garante ser utilizado para que os agentes cumpram determinado objectivo, de forma a melhorar a sua avaliação de desempenho. “São tabelas diárias assinadas por comandantes de esquadra e graduados de serviço. Somos agentes de autoridade, não podemos trabalhar por objectivos. Não podemos entrar na caça à multa”, sustentou.
-
Notas do Papa Açordas: Os agentes de autoridade não podem trabalhar por objectivos, pelo que o número de multas ou coimas não podem ser factor de avaliação do desempenho. Mas não nos admiramos nada que seja uma imposição das Finanças, para a diminuição do défice...
-

Sem comentários: