terça-feira, 17 de novembro de 2009

Corrupção: Portugal desceu no ranking...

-
Portugal desceu novamente no ranking anual sobre a percepção da corrupção, segundo um relatório hoje divulgado pela organização não-governamental Transparency International . O país obteve 5,8 pontos, numa escala de zero (altamente corrupto) a dez (altamente limpo), contra 6,1 pontos no ano passado, caindo da 32ª para a 35ª posição, entre 180 países avaliados.
-
Desde 2005 que o país tem vindo a baixar na lista. No ano passado, o processo Apito Dourado e o caso dos donativos do grupo Somague ao PSD tinham provocado uma baixa substancial no Índice de Percepção da Corrupção no país. Este ano, os casos Freeport e Face Oculta poderão ter contribuído para uma nova queda no ranking.O Índice de Percepção da Corrupção, que a Transparecy International publica anualmente desde 1995, é calculado a partir de 13 inquéritos diferentes, conduzidos por diversas organizações internacionais. Este ano, os cinco países mais bem colocados são a Nova Zelândia (9,4), Dinamarca (9,3), Singapura (9,2), Suécia (9,2) e Suíça (9,0). Na cauda da lista estão a Somália (1,1), Afeganistão (1,3), Birmânia (1,4), Sudão (1,5) e Iraque (1,5).Portugal está na metade superior da tabela, próximo de Espanha (6,1), Dominica (5,9), Porto Rico (5,8) e Botswana (5,6).
-
De entre os países europeus, os piores classificados são a Roménia (3,8), Grécia (3,8), Bulgária (3,8), Itália (4,3) e Eslováquia (4,5).
-
Notas do Papa Açordas: Não deixa de ter piada: a descida de Portugal no ranking de países com mais corrupção desde 2005, ano da tomada de posse do sr.Sócrates... Compreende-se agora a sua oposição aos projectos anti-corrupção do eng. João Cravinho...
-

4 comentários:

Quint disse...

Não deixa de ser curioso este "ranking" e alguns dos casos que enumera como sendo responsáveis pelo nosso posicionamento. Aliás, gostava de saber como se faz o "ranking".

Apito Dourado? Quantos condenados tivemos e quantos crimes efectivamente se provaram? Onde pára Maria José Morgado, a super justiceira?
E não se ensaie dizer que foram subterfúgios e afins, pois não se pode dizer que a Justiça é séria quando decide conforme queremos e desonesta quando decide contrariamente ao que queremos.
Caso SOMAGUE/PSD ... que decisão judicial transitada em julgado existe?
Caso FREEPORT ... que decisão judicial transitada em julgado existe?
Caso PORTUCALE ... que decisão judicial transitada em julgado existe?
Caso dos submarinos ... que decisão judicial transitada em julgado existe?

E a culpa é só de quem?
Aliás, quando João Cravinho foi ministro que medidas tomou?
Pois, bem me parecia! Nenhumas.

António de Almeida disse...

Notícias que de todo não surpreendem.

Anónimo disse...

Como a coisa está a correr mal, eu quase estou tentado a dizer como o "ingilheiro xuxalista"...
"O governo desvaloriza"!!
Ou como hoje o ouvi dizer sobre os numeros do desemprego...
"A culpa é da crise"

Onde é que eu já ouvi esta???

Pata Negra disse...

A corrupção não se cria nem desaparece, apenas se tranforma!
O resultado eleitoral de Fátima Felgueiras apenas parece revelar que ela, afinal, não foi tão corrupta como inicialmente se pensava! Não é por se ser corrupto que se perdem eleições, tal facto pode até ser uma mais valia!
Um abraço com olhos e sem justiça