segunda-feira, 27 de abril de 2009

PSP impõe número de detenções mínimo por esquadra

--
Direcção diz que objectivo é baixar criminalidade
PSP impõe número de detenções mínimo por esquadra

-
Há muitas esquadras no país que têm tabelas com números mínimos de detenções a efectuar até ao final deste ano, noticia o “Jornal de Notícias” na sua edição de hoje. A medida está a gerar mal-estar entre os polícias, que dizem não querer trabalhar para as estatísticas. Contudo, a direcção da PSP diz que o objectivo é prevenir e reduzir os números da criminalidade.

“Maior actividade operacional. Objectivo: 250 detenções”, lê-se num papel, citado pelo JN, afixado da 2ª Esquadra de Investigação Criminal da PSP do Porto. O documento, datado de Fevereiro, estabelece as metas a cumprir nos restantes dez meses de 2009.

Uma medida que deixa os profissionais preocupados, por acharem que se está a apostar na “repressão” e não num policiamento de “prevenção”. Por outro lado, têm medo de, se não cumprirem os objectivos traçados, sofrerem consequências na avaliação e progressão na carreira.

No caso da referida esquadra do Porto, as "missões" são distribuídas por brigadas: a do Património (investiga sobretudo furtos e roubos) e a da Droga estão incumbidas de fazer, cada uma, quatro detenções por mês, ou seja, 40 no total, entre Março e o fim do ano. Há também um total de 14 detenções/mês (140 no total) atribuídas às designadas brigadas de prevenção criminal, que estão direccionadas para situações de flagrante delito, e três detenções mensais às unidades que investigam crimes contra pessoas e financeiros. Além disso, são também determinadas equipas diárias e mensais de actividade operacional.
-
Notas do Papa Açordas: Qualquer dia, vai um cidadão na rua e é abordado por um polícia, muito amável, a solicitar a sua ida à esquadra, para cumprir o seu serviço mínimo mensal de detenções...A polícia e os próprios governantes, deviam era de zelar pela defesa e segurança do cidadão, e nunca se preocuparem com os objectivos mensais ou anuais...
-

1 comentário:

Anónimo disse...

O governo está a pensar em criar o "presex"...
versão simplificada de prisão... vulgo "prisão na hora"...:)))