terça-feira, 28 de abril de 2009

Caça aos piratas somalis

-
Supeitos de ataque a cruzeiro italiano
Nove piratas somalis capturados por navio de guerra espanhol foram entregues às Seychelles

-
Um navio de guerra espanhol integrado na missão europeia anti-piratiaria Atalante capturou nove somalis suspeitos de pirataria, que terão atacado ontem um navio de cruzeiro italiano, e entregou-os hoje às autoridades costeiras das Seychelles, em cuja zona económica exclusiva ocorreu a detenção.
-
Os nove suspeitos estão agora presos em Victoria, capital do arquipélago, e devem-lhes ser deduzidas acusações e serem julgados naquele arquipélago do oceano Índico, revelava em comunicado o presidente das Seychelles, James Michel. Ao mesmo tempo, o chefe da força anti-pirataria das ilhas, Joel Morgan, informava que a polícia conduzia já uma investigação a bordo do cruzeiro, o MSC Melody.
-
O navio italiano, com uma capacidade de 1500 passageiros e tripulação, fora atacado na véspera, quando se encontrava a norte do arquipélago. Os guardas armados israelitas a bordo do Melody defenderam a embarcação, abrindo fogo sobre os piratas que dispunham de metralhadoras Kalachnikov, pondo estes últimos em fuga em dois botes a motor. Perseguidos pela fragata espanhola, com o apoio de barcos franceses e da guarda costeira das Sheychelles, acabaram por ser capturados.
-
Notas do Papa Açordas: Esta é uma daquelas notícias que nos traz alguma satisfação. Só é pena que a pirataria do Séc.XXI não tenha o mesmo tratamento que a anterior: o enforcamento dos piratas, no mastro principal do navio... pois, só assim, se acabava com esta praga...
-

Sem comentários: