domingo, 26 de abril de 2009

Navio de cruzeiro repeliu ataque de piratas

-
Julgamentos no Quénia começaram
Navio de cruzeiro italiano repeliu ataque de piratas com armas de fogo

-
Um navio de cruzeiro italiano usou armas de fogo e mangueiras de alta pressão para se defender de um ataque de piratas ao largo da costa africana. Pela descrição do comandante italiano, o ataque assemelhou-se muito ao que se veria num filme de piratas – mas a acção tomada pelo paquete não é recomendável, dizem as autoridades marítimas.
-
O “MSC Melody”, com capacidade para 1500 passageiros, foi atacado quando estava a cerca de 320 quilómetros a norte das Seychelles e a 960 quilómetros da costa da Somália, relatou à televisão italiana o comandante do navio, Ciro Pinto. “Desataram a disparar conta nós como loucos”, contou à Sky.
-
Os seguranças do navio receberam pistolas e abriram fogo em conjunto contra o barco dos piratas, quando estes tentaram abordar o navio de cruzeiro. “Tentaram lançar uma escada de corda com ganchos. Estavam a subir mesmo, por isso reagimos. Começámos a disparar. Quando viram que estávamos a responder – e entretanto virámos contra eles mangueiras de água a alta pressão – desistiram”, contou o comandante, citado pela Reuters.
-
Embora o comandante e os seguranças tenham conseguido evitar a captura do “Melody”, sem feridos (só há duas pessoas com arranhões, e outra caiu porque escorregou, garante o capitão), este tipo de acção não é recomendada pelas autoridades marítimas.
-
Notas do Papa Açordas: Pensava que, éticamente, fosse aceitável defender-mo-nos com armas iguais às do nosso inimigo, mas não é bem assim. O que se passa na costa oriental de África, mais concretamente na costa da Somália, é de uma imbecilidade total. Senão vejamos: os piratas podem andar "à pesca" armados de metralhadoras AK-47, os barcos de transporte ou de cruzeiro não podem sequer transportar uma única arma de fogo... porque... podem matar algum pirata!...
-

Sem comentários: