sexta-feira, 24 de abril de 2009

Genéricos: gratuitos para os pensionistas que recebem menos do ordenado mínimo

-
Medida será hoje anunciada por José Sócrates
Genéricos vão ser gratuitos para pensionistas que recebem menos do ordenado mínimo

-
Os medicamentos genéricos para pensionistas que recebem menos do que os 450 euros de ordenado mínimo vão passar a ser gratuitos. A medida foi ontem aprovada em Conselho de Ministros mas mantida em segredo e deverá Ser anunciada hoje de manhã pelo primeiro-ministro, conta a edição de hoje do “Diário de Notícias”.
-
Segundo os DN, tendo em conta o gasto que este grupo de pensionistas tem com genéricos, a medida pode representar um esforço de mais 35 milhões de euros do Estado e beneficia um milhão de pensionistas.
-
A medida está contudo dependente da prescrição de genéricos por parte dos médicos. A ministra Ana Jorge já apelou para que os médicos prescrevam mais genéricos.
-
Esta medida entrará em vigor até 1 de Julho.
-
Notas do Papa Açordas: Não há dúvida que é uma excelente medida e que vai "obrigar" os médicos a prescreverem as receitas, pelo princípio activo, em vez da marca. Será?
-

2 comentários:

Peliteiro disse...

Mais uma vitória da ANF

Anónimo disse...

Referem-se aos mesmos utentes já tinham os medicamentos pagos a 50% pelo BAS (Benefícios Adicionais da Saúde, por acréscimo ao Complemento Solidário ao Idoso) e com algumas das Câmaras a fazer concorrência na intenção de comparticipar também 50%. Ainda nem estava resolvido o problema do recibo que apenas podia dar entrada numa das instituições e agora ficam sem qualquer recibo para aceder aos benefícios anteriores! Confuso? Então vai ficar ainda mais quando souber que, para alguns destes idosos, os mesmos benefícios (BAS) vieram substituir a despesa da farmácia paga na totalidade pela Segurança Social.