terça-feira, 6 de agosto de 2013

Secretário de Estado foi demitido em directo

-
É mais um secretário de Estado a tropeçar nos swaps. E a cair com estrondo. Joaquim Pais Jorge foi praticamente demitido em directo por Pedro Lomba nobriefing desta manhã com os jornalistas. E se o secretário de Estado do Tesouro estava a fazer finca-pé para se manter no cargo, Pedro Lomba chegou lá e tirou-lhe o tapete.

Joaquim Pais Jorge era responsável do Citigroup em Portugal, em 2005, altura em que o banco norte-americano terá tentado vender swaps ao Governo de José Sócrates com o objectivo de mascarar o défice e as contas públicas.

O novo secretário de Estado do Tesouro meteu os pés pelas mãos no briefingda semana passada onde foi tentar explicar o que parece ser inexplicável: o seu papel na tentativa de venda dos ditos swaps. A comunicação, se é que se pode chamar àquilo comunicação, foi desastrosa. Joaquim Pais Jorge entrou lá fragilizado e de lá saiu num estado politicamente comatoso. Pedro Lomba, nesta terça-feira, ao dizer publicamente que desconfia da veracidade das declarações de Joaquim Pais Jorge, passou-lhe a certidão de óbito político.

Questionado sobre se esteve presente nas reuniões dos swaps, Joaquim Pais Jorge deu aquela resposta clássica que os advogados recomendam aos seus clientes para não se comprometerem em Tribunal, nem com a verdade, nem com a mentira: “não me lembro”.

Mas uma notícia da SIC ajudou a refrescar a memória de Pais Jorge. A estação de televisão teve acesso a uma proposta feita pelo Citigroup a assessores de José Sócrates, numa das tais reuniões em que Pais Jorge inicialmente tinha dito não ter estado presente.

Hoje, Pedro Lomba, secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto, fala em “incongruências” e “inconsistências”, claramente a preparar o terreno para deixar cair o seu colega de Governo. 

Notas do Papa Açordas: Ficámos a saber que, no desgoverno, as mentiras tratam-se por "incongruências" e "inconsistências"... O sr. Pais Jorge tem "morte" política anunciada, para quando, a sua madrinha segue o mesmo rumo...

Sem comentários: