Antigo presidente do PSD entende que faltou sensatez ao primeiro-ministro.
Marcelo Rebelo de Sousa criticou neste domingo as pressões que Passos Coelho fez ao Tribunal Constitucional (TC) durante o seu discurso de sexta-feira, em Quarteira.
No seu habitual comentário na TVI, o antigo presidente do PSD considerou que o “projecto” contido no discurso de Passos era bom e tinha o “equilíbrio difícil” de salientar os bons números da economia sem ser demasiado optimista face às incertezas que ainda existem em termos económicos.
Considerou, porém, que a intervenção do primeiro-ministro foi demasiado longa (“não tinha assunto para falar 40 minutos”) e achou que esteve mal na forma como se referiu ao TC.
Para Marcelo ao falar nos riscos das decisões do TC, Passos estava a admitir que o Governo enviou para o Constitucional leis que podem violar a Constituição. Por outro lado, o social-democrata considerou que as decisões do TC, enquanto instituição, “nunca são um risco”.
“[Passos] teve coragem, mas faltou-lhe sensatez. (…) Vê algum primeiro-ministro europeu a falar assim de um Tribunal Constitucional?”
A concluir, Marcelo disse que o primeiro-ministro “quis entalar o TC”.
Notas do Papa Açordas: Os portugueses já não se admiram que o sr. Passos pressione o Tribunal Constitucional... É normal... O conceito que ele tem de Democracia é muito "sui-generis"... É bom recordar que até já houve uma Presidente do PSD que quis congelar a Constituição por seis meses!... Como diz o povo português: "não é defeito, é feitio..."
1 comentário:
This is fantastic!
Enviar um comentário