quinta-feira, 2 de agosto de 2012

PSD desloca rentrée do Pontal: da rua para um hotel de quatro estrelas

-
 Partido rejeita receio de tumultos e invoca redução de 30% dos custos e não perturbar turistas. Mas GNR nunca teve queixas.


A tradicional festa do Pontal, que marca a rentrée política do PSD, realiza-se este ano dentro de portas. Reduzir custos e logística e não perturbar residentes e veraneantes são os motivos invocados pelos sociais-democratas para deslocar a festa, marcada para 14 de Agosto, do Calçadão de Quarteira para o recinto do Aquashow Park Hotel na mesma localidade.

Ao PÚBLICO, o presidente do PSD-Algarve, Luís Gomes, rejeitou que a opção do PSD por um hotel de quatro estrelas se deva a qualquer receio de manifestações populares. Luís Gomes defende que "as manifestações, se tiverem de ser feitas, far-se-ão em qualquer lugar" e que "o PSD e o Governo nunca deixaram de ir aos sítios independentemente de qualquer manifestação à sua espera", concluindo que "ninguém anda a fugir do que quer que seja". A GNR não dispõe, até ao momento, de qualquer informação sobre manifestações para a data do evento, do qual ainda não foi informada oficialmente. "Não há nenhuma informação nesse sentido, até este momento é tudo especulação", afirmou ao PÚBLICO fonte oficial do Comando Distrital de Faro da GNR.

Certo é que vários membros do Governo, e o próprio primeiro-ministro, têm sido confrontados com manifestações. E já no ano passado, no Pontal, Passos Coelho, primeiro-ministro há escassos dois meses, apelara no seu discurso mais à concertação social do que às forças políticas e afirmara que "o caminho da conflitualidade" não era desejável para o país. Logo de seguida, em Setembro, em Campo Maior, proferiria declarações polémicas, ao dizer que "em Portugal há direito de manifestação, há direito à greve", mas que tais "liberdades" não deveriam ser confundidas com "aqueles que pensam que podem incendiar as ruas e ajudar a queimar Portugal".

Notas do Papa Açordas: Mas o receio é mesmo esse: o dos protestos! Passos Coelho já demonstrou que tem receio dos protestos dos portugueses, e toca a alterar o local dos festejos... Mas, mesmo no Aquashow, não se vai livrar de um grande protesto...

Sem comentários: