O tráfego na antiga SCUT do Algarve (Via do Infante) caiu mais de 56 por cento entre janeiro e março, no primeiro período de contagem após a introdução de portagens, a 8 de dezembro de 2011.
Segundo o mais recente relatório do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (INIR), a que a Agência Lusa teve hoje acesso, a concessão do Algarve registou um Tráfego Médio Diário (TMD) no primeiro trimestre de 2012 de 5.588 viaturas.
No primeiro trimestre de 2011, ainda sem a aplicação de portagens, aquela SCUT registou um movimento diário de 12.889 viaturas.
Face ao ano anterior, segundo os dados do INIR, a quebra do tráfego na A22 foi, assim de 56,7 por cento.
No caso da concessão da Beira Interior (A23), a quebra entre os primeiros trimestres de 2011 e 2012 foi de 39,8 por cento.
No primeiro trimestre, aquela antiga SCUT, portajada desde dezembro, registou um TMD de 6.194 viaturas, quando um ano antes esse tráfego era de 10.288.
Quanto à concessão Interior Norte (A24), o movimento diário nos primeiros três meses de 2011 foi de 6.071 viaturas mas, este ano, caiu para 3.684, ou seja menos 39,3 por cento.
Por último, a concessão das Beiras Litoral e Alta (A25), uma das cinco concessões ex-SCUT portajada desde dezembro, passou de um TMD no primeiro trimestre de 2011, segundo o INIR, de 12.821 viaturas para, em 2012, cerca de 9.773 viaturas.
A quebra, nesta concessão, foi de 23,8 por cento no primeiro trimestre de 2012.
Recorde-se que a estas vias, portajadas apenas desde dezembro de 2011, somam-se ainda as três antigas concessões SCUT do Norte, que receberam portagens em outubro de 2010.
Notas do Papa Açordas: A EN 125 está saturada mas, mesmo assim, os automobilistas preferem as filas do que viajar na A22... Por mim, a A22 não existe!...
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