O aumento na receita do IRS este ano deve-se a efeitos atrasados da sobretaxa sobre o subsídio do Natal e a atrasos nos reembolsos, e não a uma melhoria efetiva da receita, declarou hoje o Bloco de Esquerda.
Dos impostos mais relevantes, aquele onde a receita tem crescido mais na execução orçamental deste ano é o IRS. Neste imposto, houve aumento de 9,6 por cento nos primeiros quatro meses de 2012 relativamente ao mesmo período do ano anterior.
No entanto, hoje o deputado bloquista Pedro Filipe Soares disse, durante uma audiência parlamentar, ao secretário de Estado do Orçamento, Luís Morais Sarmento, que esse aumento é ilusório.
"A receita [da sobretaxa extraordinária] em 2011 andaria entre os 1.100 e os 1.200 milhões de euros. Cerca de 800 ou 900 milhões são relativos à receita de 2011", afirmou Soares. "Outros 300 milhões, relativos aos trabalhadores independentes, estavam previstos como receitas deste ano."
Ora, continuou o deputado bloquista eleito por Aveiro, "olhando para a evolução do IRS, a diferença em relação ao ano anterior está em 400 milhões de euros".
O resto da diferença tem a ver, continuou o deputado do Bloco, com a redução nos reembolsos, que pode estar ligada a retenções de reembolsos não pagos. Dessa forma, "a receita do IRS estará a cair este ano, comparada com o período homólogo".
O secretário de Estado do Orçamento disse não ter "uma resposta concreta para dar" a este respeito, porque ainda não são conhecidos os dados da liquidação do IRS.
Morais Sarmento acrescentou, contudo, achar improvável que o efeito mencionado pelo deputado do Bloco seja significativo: "Não me parece que o montante do IRS [recolhido este ano] esteja influenciado pela sobretaxa [de 2011]".
Notas do Papa Açordas: Perdoai-lhes, Senhor, porque eles (os desgovernantes, não sabem fazer contas...
-
1 comentário:
Amigo como dizia o Zeca Afonso, eles comem tudo e não deixam nada .......
Estamos rodeados de vampiros que sugam o trabalhador
Saudações amigas
Enviar um comentário