sábado, 30 de julho de 2011

Governo não comenta alegada razia nas secretas

-

Semanário noticia demissão do secretário-geral do SIRP


O gabinete do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, não comenta as notícias hoje veiculadas pelo semanário Expresso que dão conta de que o Governo está a preparar uma “razia nas secretas”.
O Expresso avança hoje que o Governo estará alegadamente a preparar uma mudança nas chefias das secretas portuguesas.

Segundo o semanário, que não cita fontes, secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, colocou o lugar à disposição numa reunião com Passos Coelho e este aceitou, estando agora a tratar da sua substituição.

O jornal diz também que a vontade de Júlio Pereira deixar estas funções era conhecida desde pelo menos o final do ano passado e que a mudança de Governo "só a tornou mais urgente", mas que não se sabe ainda quem o substituirá. Além de querer fundir as duas secretas (SIS e SIED) numa única, o Governo pretende também “levar a cabo uma limpeza geral em organismos dos quais desconfia profundamente”.

Alguns meios de comunicação do grupo Impresa (que controla a SIC, o Expresso e Visão) têm-se empenhado na divulgação dos contornos da relação entre o antigo director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho, que entretanto deixou essas funções para passar a estar ao serviço do grupo Ongoing, com quem a Impresa tem um contencioso.

Notas do Papa Açordas: Quando se tratam as secretas com panhinhos quentes e as colocam ao serviço partidário, vai dar nisto... Oxalá, Passos Coelho faça uma razia completa...

-

Sem comentários: