quarta-feira, 6 de julho de 2011

Comité de Estratégia dos CTT vai ser extinto. Estado poupa mais de 100 mil euros

-

O antigo presidente e militante do PS, Luís Nazaré, deixa de estar ligado à instituição

O governo vai extinguir o comité de estratégia dos Correios, entidade liderada pelo ex-presidente da instituição Luís Nazaré. A medida vai permitir ao accionista Estado poupar mais de 130 mil euros por ano, o que representa 15% da remuneração anual fixa dos órgãos sociais. "Parece-nos haver fundamentação suficiente que justifique a extinção do comité de estratégia dos CTT", revela o documento a que o i teve acesso e que é assinado pelo ex-secretário de Estado Paulo Campos.

Este comité de estratégia foi criado em Julho de 2008 - altura em que Luís Nazaré deixou a administração da empresa, dando lugar a Estanislau Mata da Costa - e é composto por um presidente e dois vogais. O primeiro recebe um vencimento de 3565 euros por mês e cada um dos vogais ganha 2860 euros.

Contactado pelo i, fonte oficial dos Correios diz apenas que a empresa "teve conhecimento desta decisão recentemente", acrescentando ainda que, como se trata de um desejo do accionista Estado, "a administração dos CTT não pode comentar uma decisão do accionista".

duplicação de funções A decisão de extinguir este comité teve por base as conclusões da auditoria realizada pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) que indicavam que deverá "ser equacionada a reestruturação orgânica dos CTT, em linha com a orientação expressa na resolução de Conselho de Ministros de 4 de Janeiro que prevê a redução de 20% do número dos membros dos órgãos de administração, chefias e estruturas de direcção. Essa racionalização evitaria a duplicação de funções e o acréscimo de custos dela decorrente".

O relatório vai mais longe e propõe ainda a extinção do comité de estratégia "no âmbito das medidas tendentes a uma redução dos custos operacionais da empresa e no âmbito das orientações estratégicas definidas para 2011".

Notas do Papa Açoprdas: Para quê um Comité quando já existe uma Direcção de Estratégia? Apenas para dar emprego a uns quantos socráticos. Aliás, os CTT são pródigos nisso, pois também a anterior mulher de Sócrates foi aqui metida...
-

Sem comentários: