quinta-feira, 2 de julho de 2009

Estado da Nação: último debate

-
Último frente-a-frente de José Sócrates com oposição no Parlamento
Estado da Nação debatido hoje com olhos postos nas próximas eleições

-
José Sócrates enfrenta hoje, no Parlamento, o último debate do estado da Nação num dos piores momentos políticos desde que é primeiro-ministro.
-
O líder do PS chega ao fim da legislatura em queda, com uma pesada derrota eleitoral nas europeias, e com um Governo desgastado por algumas medidas "ásperas", como já confessou.
-
Será o último frente-a-frente entre Sócrates e a oposição antes das férias de Verão que bem poderá servir de ensaio geral de discursos para a pré-campanha das legislativas de 27 de Setembro. Tanto para PS como para a oposição, do PSD ao Bloco de Esquerda.
-
E em que dificilmente Sócrates deixará de ser confrontado com os números da economia, do desemprego ou ainda com o negócio da PT para compra da Media Capital, ou a Fundação para as Comunicações Móveis, que o PSD rotulou de "saco azul" do Governo.
-
Há um ano, a 10 de Julho de 2008, no debate do estado da Nação, o momento político ainda era outro. O estado de graça dos primeiros anos de governação do PS dava sinais de desgaste e o choque petrolífero que fez aumentar os combustíveis já levava todos (ou quase) a introduzir a palavra crise no discurso, ajudando a oposição a pintar de negro o retrato de Portugal. Sócrates anunciou medidas de combate a essa crise que viria a piorar no Outono, após a falência da Lehman Brothers e o "início" da crise financeira à escala mundial.
-
Notas do Papa Açordas: O sr. Sócrates deve estar desejando que o debate acabe antes de começar... O "rapazito" anda de cabeça perdida... fez tantas trapalhadas que, agora, já nada o salva de uma pesada derrota... e, oxalá, nunca mais volte!...
-

Sem comentários: